Bruno Alves Corbo: Os benefícios de uma irrigação automatizada
Autor: Jéssica de Souza - Data: 17/02/2022
Na entrevista deste mês trouxemos o Engenheiro de Produção e dono da Bem Molhar Bruno Alves Corbo para conversar sobre Irrigação Automatizada e os benefícios que o sistema traz ao jardim.
Aue Irrigação: Fale sobre você, sua formação e carreira profissional.
Bruno Corbo: Meu nome é Bruno Alves Corbo e resido na cidade de Sertãozinho (SP), ao lado de Ribeirão Preto. Sou formado em Engenharia de Produção Mecânica, onde atualmente atuo como engenheiro de projetos em uma empresa metalúrgica do segmento sucroalcooleiro da cidade. De uns dois anos e meio pra cá, visando ter meu próprio negócio e que despertasse interesse, passei a estudar sobre irrigação agrícola e paisagística, comecei a exercer e estou atuando na área, me dedicando a cada dia.
Aue Irrigação: Quais são os serviços que a Bem Molhar oferece?
Bruno Corbo: A Bem Molhar oferece serviços de irrigação automatizada para jardins, jardins verticais e execução de gramados esportivos.
Aue Irrigação: Você atua no interior de SP, como é o mercado de irrigação na região?
Bruno Corbo: O interior de SP tem sido um mercado muito promissor e com bastante espaço para desenvolvimento desta prestação de serviço, visando sobretudo a qualidade e custo benefício para o cliente final. Aqui se tem clientes com bastante poder aquisitivo e bem exigentes, por isso a qualidade é fundamental.
”A irrigação automatizada em um projeto de paisagismo garante muito mais eficiência na rega das plantas, evita desperdício de água e, consequentemente, gastos desnecessários.”
- Bruno Corbo -
Aue Irrigação: Quais são as vantagens de se optar por uma irrigação automatizada no projeto de paisagismo.
Bruno Corbo: A irrigação automatizada em um projeto de paisagismo garante muito mais eficiência na rega das plantas, evita desperdício de água e, consequentemente, gastos desnecessários. Gera também uma economia de tempo, seja ela do proprietário ou de mão de obra.
Aue Irrigação: Dentre os tipos de sistemas de irrigação, como escolher o ideal para ser usado em um jardim?
Bruno Corbo: Para escolher o sistema ideal de irrigação a ser utilizado deve ser analisado fatores locais como solo, fonte de água, tipo de planta, microclima, viabilidade econômica, entre outros. Com tudo isso em mãos, podemos escolher o sistema mais viável para o local.
Aue Irrigação: Quais são os equipamentos necessários para um sistema de irrigação automatizado?
Bruno Corbo: Falando de irrigação paisagística, sem dúvida alguma, um controlador (seja a bateria ou energia elétrica), válvula solenóide, conjunto motobomba (quando necessário) e todos os emissores finais (aspersores, microaspersores, tubos gotejadores).
Aue Irrigação: E como fazer quando o jardim possui uma variedade de espécies com necessidades diferentes de água?
Bruno Corbo: Primeiramente devemos realizar o cálculo de lâmina de água necessário, tomando sempre como base a planta com maior necessidade hídrica, e então realizar a setorização da irrigação, ou seja, dividir a irrigação por hidrozonas.
Aue Irrigação: Quais as etapas que você segue ao projetar a irrigação para um jardim?
Bruno Corbo: Etapa 1: coleta de dados em campo, falando preferencialmente com o cliente ou então com o paisagista responsável pelo projeto para entender a necessidade daquele projeto;
- Etapa 2: cálculo da demanda de água, tanto lâmina da água necessária, como turno de rega;
- Etapa 3: seleção dos emissores que serão utilizados e alocação deles no jardim;
- Etapa 4: setorização;
- Etapa 5: cálculos hidráulicos para determinar a vazão e a pressão do sistema, definir as tubulações e seus diâmetros, e, por fim, do conjunto motobomba (se necessário);
- Etapa 6: detalhar toda a instalação;
- Etapa 7: listagem do material necessário para o projeto e sua boa execução.
Aue Irrigação: Após o projeto estar finalizado quais são os cuidados necessários para manter o sistema de irrigação funcionando perfeitamente?
Bruno Corbo: Sem dúvida alguma a manutenção preventiva é o mais indicado, ou seja, realizar a verificação do filtro de linha, do filtro dos aspersores, da pressão na linha para constatar se tem algum tipo de vazamento, entre outros.
Aue Irrigação: Você é cliente da AuE Software e utiliza o HydroLANDSCAPE em seus projetos. No que o software te auxilia na hora de projetar?
Bruno Corbo: O HydroLANDSCAPE traz muita velocidade e confiabilidade na execução dos projetos.
Projeto de irrigação com HydroLANDSCAPE.
Fonte: Bruno Corbo.
Aue Irrigação: Cite um projeto que tenha feito utilizando o HydroLANDSCAPE.
Bruno Corbo: O primeiro que usei foi para o cliente Valdinei, onde executei todo o projeto e detalhamento no HydroLANDSCAPE e temos o projeto até então em pleno funcionamento.
-----------------------------------------------
Agradecemos a disponibilidade do entrevistado de trazer mais conhecimento sobre a irrigação automatizada e, para quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do Bruno, acesse o Instagram da @bem_molhar e entre em contato através do telefone (16)9.8135-9963
Veja também:
André Bailone: Irrigação em Jardim Vertical Hidropônico
Allan Cunha e o ensino da Irrigação
Paulo Valério e o uso da água na pecuária
Anterior Próximo