Alexandre Gandini: De Paisagista Renomado à Especialista em Irrigação.
Autor: Victor Campanate - Data: 15/05/2024
Alexandre Gustavo Gandini Salto, formado em Agronomia pela Esalq desde 92, é um paisagista e irrigante que está há mais de 30 anos no mercado. Dono do "Pau-Brasil Paisagismo", empresa situada em Ilhabela-SP, o paulista sempre quis ser "agrôneumo", uma lembrança carregada de alegria de como falava de sua futura profissão quando ainda era uma criança.
Esse sonho foi cultivado por seu pai desde que ele consegue se lembrar. Nascido em Araraquara e criado em Matão, Alexandre o acompanhou em suas várias empreitadas como paisagista na cidade do interior.
Ele construiu carreira como paisagista, seu único e maior sonho até aquele momento, e trabalhou tanto como freelancer quanto como paisagista da Prefeitura onde cresceu.
Apesar de ser uma das suas funções mais proeminentes, Alexandre nunca pensou em ser um empreendedor. A história por trás da "Pau-Brasil Paisagismo" começa em 96, poucos anos sua formatura como agrônomo. Ele se mudou para Ilhabela, a fim de trabalhar como paisagista de uma loja que oferecia serviços para jardinagem que também era uma pousada. Mal sabia Alexandre que sua vida daria uma feliz guinada.
Foi lá que ele conheceu seu sogro, o dono desta loja/pousada, e sua futura esposa, Maria Angélica Giani França Amaral. A aproximação aconteceu e sócios rapidamente se transformaram em família e, no ano de 1999, nasceu a loja de paisagismo que perdura até hoje.
Outra surpresa na vida profissional de Alexandre foi sua relação com a irrigação. Apesar de ter estudado sobre sua importância na faculdade, o paulista nunca havia investido tempo e estudos na área até aquele momento. Entretanto, no ano de 2015, sua curiosidade falou mais alto e conseguiu arranjar um tempinho para botar os estudos em dia.
Ele manteve seu foco no paisagismo, andando bem longe da irrigação agrícola, mas mudou sua visão do próprio trabalho ao perceber as diferenças de um jardim irrigado para um não tão bem cuidado.
"Um jardim irrigado se desenvolve muito melhor. Fica muito mais bonito, cresce mais rápido, tá sempre mais vistoso."
Alexandre também comenta sobre a necessidade da irrigação até mesmo em áreas litorâneas como Ilhabela. As chuvas tendem a ser mal distribuídas, então uma boa manutenção é requisitada. E, diferente dos que muitos de seus clientes parecem pensar, irrigação não é um desperdício de água.
Alexandre também comentou sobre a dificuldade que encontra em convencer os clientes desacreditados da real importância da irrigação.
"A irrigação vai molhar a quantidade certa, na hora certa. (...) Não é um desperdício. Cabe a nós (profissionais da área) promovermos e educarmos o público. Mostrar a importância do nosso trabalho."
É necessário saber se comunicar com sua clientela para que elas se interessem pelo que você oferece. Por mais que seu serviço seja importante, ele também precisa ser atrativo. Essa tentativa de educar clientes é uma estratégia que acompanha a era digital e o quanto mais atualizada sua linguagem for, mais clientes você conseguirá convencer.
Falando dessa constante comunicação com os clientes, Alexandre comentou sobre nosso software especializado em irrigação, o HydroLANDSCAPE.
"Essa questão é a que eu sempre falo para minha sócia que está aqui nos ouvindo. É importante a gente continua com vocês porque realmente ajudam demais. Você vai ver quanto o que vai pagar por mês para ter esses softwares e todo o suporte de vocês realmente vale muito a pena."
A intenção da AuE Soluções ao adicionar planos com tempos menores para renovação é justamente manter esse contato constante com nossos clientes, uma de maiores nossas prioridades! É com esse contato que sabemos como podemos melhorar e também auxiliá-los da maneira que for possível.
Ainda falando do HydroLANDSCAPE, Alexandre ressalta a eficiência do nosso software.
"Então, eu acho o HydroLANDSCAPE fantástico por essa questão dele escolher os tubos adequados, a tubulação mais econômica para não não ter erro na parte hidráulica."
Dicas para os Iniciantes:
Alexandre diz que a melhor forma de começar é sempre pelo começo. Por meio de estudos com referências da área como Rainbird e Aue Soluções, você pode ingressar em um curso de ação que te levará a um elevado patamar de profissionalismo e te ajudar a ter segurança para "meter a mão na massa", como ele mesmo disse!
Veja a entrevista completa no nosso canal no Youtube:
Veja também:
Rumo à Eficiência Hídrica: Execução em Projetos de Irrigação com Everson Pinto de Abreu
Projetos de irrigação em grande escala e os desafios para seu gerenciamento, com Bruno Guidi
A visão de Luciene Andrade: Integrando projetos de irrigação e paisagismo
Anterior Próximo