A qualidade da água na irrigação

Autor: Jéssica de Souza - Data: 08/07/2021

Qualidade da água na irrigação

Qualidade da água na irrigação.Fonte: Jacobucci



A água é um elemento de suma importância para a sobrevivência da vida animal e vegetal do planeta; e nas plantas ela auxilia na absorção de nutrientes do solo para que nelas consigam se desenvolver. Mas, devido ao mau uso, este recurso encontra-se cada vez mais escasso e com sua qualidade comprometida, causando uma “ordem de prioridade” em sua utilização, fazendo com que a água para a irrigação seja insuficiente em algumas regiões. Consequentemente, para irrigar o solo, é usada uma água de baixa qualidade que pode degradar o solo e afetar a produção agrícola. Com isso o setor é desafiado a encontrar maneiras de melhor utilizar os recursos hídricos sem que eles interfiram em sua produção, sendo uma delas o estudo das águas utilizadas.

Quais águas são usadas para a irrigação?

Geralmente às águas usadas na irrigação são provenientes de fontes superficiais ou subterrâneas. Cai através da chuva, no solo ela se mistura a outras substâncias e escorrem pelo solo ou se infiltram nele.

Na superficial a água é dos rios e lagos, podendo ser natural ou contaminada. Ao percorrer a superfície ela carrega consigo materiais sedimentares, drenagem de terras fertilizadas, despejo de indústrias, entre outras substâncias, fazendo com que a sua contaminação vá aumentando e elevando seu conteúdo salino. Já a subterrânea se infiltram no terreno e penetram entre os pequenos espaços das rochas formando os aquíferos. Nele a concentração de sais depende do tipo de rochas presentes no aquífero e da sua posição.

Águas de reúso também são utilizadas em alguns casos. Elas são provenientes de descartes como a água do banho, lavagens de cômodos, chuvas, etc; e contém uma grande quantidade de poluentes sendo necessário um tratamento biológico para remoção dos mesmos.

Coleta da Amostra de Água

Basicamente as amostras de água são coletadas em garrafas de plástico, de um a dois litros, e levadas ao laboratório para análise. Deve-se lavar bem a garrafa com a água a ser analisada e depois armazenar a mesma bem fechada e sem ar dentro. O método de conservação depende do tipo da amostragem, mas recomenda-se que seja levado para análise o mais rápido possível para que sofra menos alteração química, física e biológica.

Critérios para determinar a qualidade da água

Os critérios analisados são aqueles que podem afetar a conservação do solo e as colheitas. Os principais são:

Salinidade: resultado na alta acumulação de sais no solo podendo dificultar o processo de absorção da água pela planta e até mesmo fazer com que ela faça absorção não-seletiva de nutrientes;

Sodicidade: excesso de sódio que pode causar problemas na permeabilidade do solo e nutrição das plantas;

Toxicidade: é causado quando a planta absorve determinados íons e estes se acumulam nas folhas, alcançando concentrações nocivas. Estes íons podem ser cloro, sódio e boro. O cloro pode causar uma necrose nas bordas das folhas e nos solos podem dificultar a absorção de fósforo e nitrogênio pelas plantas. No sódio o problema se manifesta nas folhas, que ficam com queimaduras nas folhas, e no solo diminuem a permeabilidade. Já o boro, em pequenas quantidades, amarela e seca as folhas.

Técnicas de Análise da Água

Além dos parâmetros acima citados para analisar a qualidade da água, outros também são usados para obter maiores informações como pH, condutividade elétrica, sólidos em suspensão, cloretos, sulfatos, metais, etc. Cada tipo de parâmetro tem uma técnica analítica para obter a análise e alguns deles possuem mais de uma técnica para sua obtenção conjugando métodos clássicos e instrumentais.

Capacitação na Irrigação

Sabemos da importância da água na irrigação e no que ela traz de benefícios para a agricultura quando utilizada da forma correta. Mas além disso é essencial que haja um projeto de irrigação eficiente para que o cultivo seja de excelente qualidade.

A AuE Software possui o HydroLANDSCAPE, um programa de computador para irrigação, que agiliza e simplifica as principais etapas do projeto, desde a busca e inserção dos aspersores e válvulas, até a criação de setores, memória de cálculo e o orçamento; e também cursos de irrigação, módulo básico e avançado, onde você aprende o que é um sistema de irrigação, os conceitos básicos da especificação de produtos, operação e manejo de sistemas de irrigação, solução de problemas típicos, conceitos hidráulicos e os cálculos de demanda de água.

Para saber mais informações sobre o HydroLANDSCAPE acesse no site AuE Software. E para informações sobre os cursos de irrigação e de HydroLANDSCAPE entre em contato com nossa equipe pelo whatsapp (32)3217-1501.

Veja também:
Crise Hídrica no Brasil: Quais as consequências para a irrigação?
ANA promove webinários sobre “Gestão Integrada de Recursos Hídricos”
Leonardo Stephanio fala do uso eficiente da água como meio de conservação do meio ambiente


Compartilhar:


Anterior Próximo

Conheça o HydroLANDSCAPE

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
2 + 6 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Leonardo Stephanio fala do uso eficiente da água como meio de conservação do meio ambiente
Leonardo Stephanio fala do uso eficiente da água como meio de conservação do meio ambiente

"Se tratando de um bem tão precioso como a água é fácil enxergar a grande importância da irrigação no mercado agrícola e paisagístico."

Ensino
AuE Software conversa com o Paisagista Gustaaf Winters sobre Ensino e o Mercado de Paisagismo atual
AuE Software conversa com o Paisagista Gustaaf Winters sobre Ensino e o Mercado de Paisagismo atual

Guilherme Motta e Gustaaf Winters falaram sobre dicas para ser um bom paisagista, técnicas para vender jardins e outros assuntos sobre paisagismo.

Save the Date: AuE Software promove live com Simone Ribeiro
Save the Date: AuE Software promove live com Simone Ribeiro

A live contará com a participação de Simone Ribeiro, coordenadora da Escola de Paisagismo de Brasília.

Dicas técnicas
LandManager: Como Utilizar o Aplicativo em seu Computador
LandManager: Como Utilizar o Aplicativo em seu Computador

Aprenda como utilizar o aplicativo do LandManager em seu computador através de um emulador para android.

HydroLANDSCAPE - Como cadastrar Tubos PVC no banco de dados
HydroLANDSCAPE - Como cadastrar Tubos PVC no banco de dados

Aprenda como cadastrar um novo tubo PVC no seu banco de dados.

Notícias
A qualidade da água na irrigação
A qualidade da água na irrigação

Saiba as características que definem uma água de boa qualidade e os benefícios que trazem para a irrigação na agricultura e paisagismo.

ANA promove webinários sobre “Gestão Integrada de Recursos Hídricos”
ANA promove webinários sobre “Gestão Integrada de Recursos Hídricos”

Série de webinários que debatem sobre o tema em âmbito internacional e as estratégias usadas pelos países para melhorar a gestão das águas.

ABAG promove o 20° Congresso Brasileiro do Agronegócio
ABAG promove o 20° Congresso Brasileiro do Agronegócio

Com o tema "Nosso Carbono é Verde" a live promoverá uma discussão sobre temas como a importância da preservação do meio ambiente.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Irrigação Ano 2 No 16 / Junho de 2021

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Irrigação

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Riego Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Irrigação


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo de irrigação? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*