Projetos de irrigação em grande escala e os desafios para seu gerenciamento, com Bruno Guidi

Autor: Giulia Wogel - Data: 15/03/2024

 Engenheiro Agrônomo Bruno Guidi

Formado na Universidade Federal de Santa Catarina, o Engenheiro Agrônomo Bruno Guidi é atualmente coordenador de irrigação do Grupo Le Nôtre e compartilha suas experiências em projetos do setor. No início da faculdade de Agronomia, Bruno não pensava em trabalhar com irrigação. Na realidade, seu interesse maior era a área de produção e também de topografia tecnológica, já que o curso possibilita explorar diferentes vertentes, uma mais tecnológica, outra mais administrativa, e por aí vai. Durante sua graduação, Bruno também adquiriu experiência trabalhando com a questão de posse de terra no Incra e com saúde vegetal na Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrário. Dessa forma, matérias como irrigação e paisagismo, que nunca chamaram sua atenção, acabaram por ser a sua escolha no final do curso, quando recebeu uma oportunidade para estagiar no Grupo Le Nôtre. No início, ele entrou como parte da equipe de paisagismo, mas logo passou para o setor de irrigação e começou a fazer projetos para a empresa. A partir disso, ele aumentou sua busca por conhecimento sobre o tema e decidiu se especializar, realizando o estágio final da faculdade e seu TCC baseado em projetos de irrigação.

O grupo Le Nôtre é uma empresa de paisagismo com mais de 25 anos no mercado. Localizada em Florianópolis, trabalhava no começo apenas na execução de paisagismo, expandindo seus clientes e passando a oferecer também projetos. Em seguida, a irrigação e sua execução vieram da necessidade de um projeto complementar ao paisagismo, que cuidasse propriamente das necessidades hídricas das plantas. Assim, atualmente a empresa trabalha com projetos e execução de três frentes: paisagismo, irrigação e luminotécnico. Nesse sentido, Bruno com apenas 2 anos de trajetória na empresa já atua nacionalmente como gerente de irrigação, atendendo cerca de 10 projetos grandes por mês, até mesmo de celebridades, como o jogador Thiago Silva, vizinho de Neymar.

 Prancha de projeto de irrigação feita no HydroLANDSCAPE por Bruno Guidi


Em relação aos desafios de trabalhar com diferentes regiões do país, Bruno afirma que a necessidade hídrica de cada projeto varia não apenas na região, mas é única em cada município. Por isso, sempre que um projeto novo é iniciado faz-se um estudo do microclima da região, analisando dados como evapotranspiração, posição solar e as necessidades específicas de cada planta. De modo geral, pôr as estações de chuva do país não serem muito bem definidas, não é possível prever os períodos de estiagem, e é aí que a irrigação mostra a sua importância, garantindo um jardim saudável o ano inteiro.

"A planta é um ser vivo que nem a gente, elas também sentem sede, e a gente tem que saber a necessidade de cada planta para tentar entregar a quantidade correta de água, evitando o desperdício."



A integração dos projetos é uma vantagem da empresa, por oferecerem um serviço completo para o jardim. Desde projetos residenciais a condomínios e lotes, o que mais está sob demanda na empresa são prédios altos com floreiras de fachada em todos os pavimentos, remetendo a uma identidade mais sustentável e mais arborizada, que exige um paisagismo e irrigação vertical. Contudo, Bruno considera que os desafios de tais projetos seriam bem maiores sem o uso do HydroLANDSCAPE.

"Com o uso da ferramenta a gente consegue fazer um projeto bem Fiel da realidade. Quando eu entrei como estagiário eu fazia tudo na mão, e quando me contrataram o chefe me apresentou o HydroLANDSCAPE e aí deu uma salvada. Hoje a gente entrega um projeto com alta qualidade, em menos tempo e com uma precisão dos quantitativos, sem ter retrabalho."



Ainda, outro ponto essencial quando se trabalha com irrigação, e um dos princípios do Grupo Le Nôtre, é a sustentabilidade. Para Bruno, isso começa quando o projeto automatizado reduz a mão de obra e entrega à planta realmente a quantidade de água que ela precisa, deixando o sistema muito mais eficiente.

 Prancha de projeto de irrigação feita no HydroLANDSCAPE por Bruno Guidi


Os passos iniciais do projeto consistem na definição da origem da água e dos pontos aonde ela chegará nos canteiros, para que a construtora realize a tubulação. Tal processo é acompanhado de reuniões frequentes para o alinhamento de ideias, de modo a adaptar o sistema para que a solução final seja ideal para o cliente. Geralmente, é comum que em projetos maiores a irrigação demore mais a ser iniciada, pois ela depende do paisagismo, que depende de muitas outras disciplinas.

"A gente faz todo o estudo da região, do clima, do tipo de vegetação para poder setorizar e entregar um sistema eficiente e ideal pro empreendimento. Então Todo projeto é novo, não tem como copiar e colar um projeto no outro, tudo muda."



Além disso, o Grupo Le Nôtre oferece também a fertirrigação, que entregará fertilizantes e nutrientes junto com a água que chega na planta, reduzindo ainda mais a mão de obra para sua manutenção. Por mais que esse tipo de irrigação seja mais comumente utilizado na agricultura, as plantas de ornamentais também necessitam de um vigor para um bom desenvolvimento. Por fim, Bruno diz que o a manutenção do sistema de irrigação na empresa é praticamente zero, algo bastante positivo, pois mostra a eficiência e qualidade do projeto. Portanto, o investimento de implantar um sistema de irrigação prova-se benéfico devido as inúmeras vantagens que ele traz, principalmente quando é executado por profissionais experientes.

Dica para Iniciantes

Estar inteirado no mundo da irrigação desde a sua formação é um ótimo ponto de partida para trabalhar na área. Pesquisar sobre o assunto e buscar bons professores que entendam do ramo para te auxiliarem é primordial que expandirá seu conhecimento. Porém, para se tornar um especialista aprender o básico não é suficiente. Cursos extracurriculares são essenciais para uma evolução mais rápida e alinhada com o mercado de trabalho. Exemplo disso é a academia que a RainBird oferece, na qual Bruno fez parte em 2022 para aprofundar suas habilidades. Também, a internet é uma ferramenta perfeita para quem deseja entender mais de irrigação, vídeos do youtube e as próprias dicas técnicas da AuE Software foram recursos muito utilizados por Bruno durante sua trajetória.

Tem bastante material disponível hoje na internet, é só saber procurar. Mas o principal é ter as ferramentas certas e alguém bom para te dar um caminho. A partir daí é tentativa e erro, tem que fazer alguns projetos e estar sempre evoluindo."



Assita a entrevista completa:



Veja Também:

A visão de Luciene Andrade: Integrando projetos de irrigação e paisagismo
Vozes do ano: Recapitulando Nossos Entrevistados de 2023
Os porquês de adotar uma irrigação automatizada


Compartilhar:


Anterior Próximo

eBook: Irrigação Sustentável de Paisagismo e de Campos Esportivos

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
3 + 4 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Projetos de irrigação em grande escala e os desafios para seu gerenciamento, com Bruno Guidi
Projetos de irrigação em grande escala e os desafios para seu gerenciamento, com Bruno Guidi

Formado na UFSC, o Engenheiro Agrônomo Bruno Guidi é coordenador de irrigação do Grupo Le Nôtre e compartilha suas experiências em projetos do setor.

Ensino
Demonstrações gratuitas de softwares para Paisagismo e Irrigação em Abril
Demonstrações gratuitas de softwares para Paisagismo e Irrigação em Abril

Veja as datas das apresentações de programas para realizar projetos de paisagismo e irrigação em abril de 2024.

Webinários AuE Software: VisualPLAN - Parte 1
Webinários AuE Software: VisualPLAN - Parte 1

Aprenda como criar uma arquitetura residencial em 3D do zero no VisualPLAN, utilizando vários recursos do programa em uma videoaula gratuita.

AuE Network
Coleção de aspersores Implebrás
Coleção de aspersores Implebrás

Atualização do banco de dados do AuE LandOFFICE: Nova coleção de aspersores da marca Implebrás.

Coleção de filtros da marca Hunter
Coleção de filtros da marca Hunter

Atualização do banco de dados do AuE LandOFFICE: Nova coleção de filtros da marca Hunter.

Coleção de filtros da marca Rain Bird
Coleção de filtros da marca Rain Bird

Atualização do banco de dados do AuE LandOFFICE: Nova coleção de filtros da marca Rain Bird.

Dicas técnicas
HydroLANDSCAPE 2022: Cadastrando bocal de aspersor
HydroLANDSCAPE 2022: Cadastrando bocal de aspersor

Nesta aula, vamos aprender a realizar o cadastro de um bocal de aspersor no banco de dados. Para isso, vamos usar o catálogo da Rain Bird, de 2023.

CalcLANDSCAPE 2022: Como cadastrar fornecedores e preços
CalcLANDSCAPE 2022: Como cadastrar fornecedores e preços

Cadastre os preços dos produtos comercializados por fornecedores e gere seu orçamento

HydroLANDSCAPE 2022: Cadastrando corpo de aspersor
HydroLANDSCAPE 2022: Cadastrando corpo de aspersor

Nesta aula, vamos aprender a realizar o cadastro de um corpo de aspersor no banco de dados. Para isso, vamos usar o catálogo da Rain Bird, de 2023.

Notícias
Gotejo na Cafeicultura: Menos Água e Mais Qualidade
Gotejo na Cafeicultura: Menos Água e Mais Qualidade

Entenda porquê um bom sistema de irrigação é indispensável para manter o ritmo da produção de café, hoje a segunda bebida mais consumida no mundo.

Nanobolhas: A tecnologia Invisível que está revolucionando a Irrigação
Nanobolhas: A tecnologia Invisível que está revolucionando a Irrigação

A busca por tecnologias verdes é constante, e o surgimento das nanobolhas como alternativa para o tratamento de água marca mais um avanço do setor

Novidades
Plataforma de cursos AuE Pro ganha novos Conteúdos
Plataforma de cursos AuE Pro ganha novos Conteúdos

Agora, além de aulas exclusivas para o uso de nossos softwares, você também terá em breve acesso a exercícios bônus e tutoriais exclusivos

Fique por Dentro do IX Concurso Internacional de PhotoLANDSCAPE!
Fique por Dentro do IX Concurso Internacional de PhotoLANDSCAPE!

Está chegando mais uma edição do concurso de PhotoLANDSCAPE! Convide paisagistas que utilizem o programa para participar e ganhar prêmios exclusivos!

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Irrigação Ano 4 No 48 / Fevereiro de 2024

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Irrigação

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Irrigação


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo de irrigação? Informe seus dados para mantermos contato!





Revista no seu E-mail

*
*
*
3 + 6 = ? *