Leandro Arantes fala sobre sua atuação e percepção do mercado de Irrigação
Autor: Letícia Costa - Data: 22/07/2022

O entrevistado desse mês é o Técnico em Agropecuária e Gestor Ambiental Leandro Arantes Cury. Para isso, saberemos mais a respeito da atuação da sua empresa Monte Gotas, além do seu modo de pensar em relação ao mercado de Irrigação.
Aue Irrigação: Para iniciarmos o nosso bate papo, gostaríamos que você falasse sobre você e o seu setor de atuação.
Me chamo Leandro, tenho 42 anos e sou natural de Monte Alegre de Minas. De modo profissional, tenho formação técnica em Agropecuária e sou Gestor Ambiental e, atualmente, atuo no ramo de Sistema de Irrigação.
Aue Irrigação: Como foi o seu direcionamento profissional?
Logo após ter concluído o curso, trabalhei na parte de consultoria na cooperativa durante 10 anos - sempre direcionando para o lado de sistemas de irrigação. Assim, essa área sempre despertou o meu interesse e com isso comecei a fazer projeto, juntei com outras pessoas para fazer a mão de obra e abrir loja.
Aue Irrigação: Como sua empresa surgiu? Diga mais a respeito dela.
Minha empresa surgiu através da consultoria. Diante disso, fomos ficando cada vez mais envolvidos com os produtos e os serviços. A princípio, fazíamos apenas os projetos e, devido a falta de material e de mão de obra para montar, ficamos nos envolvendo. Então, contratei profissionais, treinei-os para fazer as montagens e logo criei a loja para ter os materiais que iriam nos atender.
Aue Irrigação: Como funciona a manutenção e reparação de equipamentos hidráulicos? Quais outros serviços a empresa oferece?
Temos a manutenção preventiva, que é basicamente a limpeza do sistema, e a manutenção corretiva, que na maioria dos casos acontece por algum erro humano (ou animal, trator, etc) em decorrência de um esbarro qualquer. Em relação à loja, pode-se dizer que ela é voltada, principalmente, para sistemas de irrigação. Dessa forma, trabalhamos com aspersão, microaspersão, gotejamento, irrigação de pastagens, jardins, entre outros.
Aue Irrigação: Ao seu ver, o que devemos levar em consideração em um projeto de irrigação?
Inicialmente, a primeira coisa que devemos analisar é a água e sua disponibilidade. Posteriormente, é importante observar a topografia do solo, sua fertilidade e capacidade de absorção da água. Isto é, há vários fatores técnicos que precisamos examinar em um projeto de irrigação.

Aue Irrigação: Qual é a sua visão em relação ao cenário de irrigação em Monte Alegre de Minas?
De maneira prévia, é um cenário bom e favorável em razão da agropecuária ser forte na região e possuir muito produtor de leite e, especialmente hoje, partindo para o lado de jardim, o pessoal está começando a se atentar para isso aqui.
Aue Irrigação: Com qual(is) tipo(s) de irrigação você trabalha?
Nós trabalhamos com irrigação de aspersão, microaspersão e gotejamento. Todavia, de forma ampla, a gente atua em fazendas com irrigação de aspersão, especialmente, em pastagens. Além disso, temos micro aspersão e gotejamento em laranja, gotejamento em café e micro aspersão em abacate, por exemplo. Em se tratando das cidades, temos a questão do jardim, porém já montamos irrigação em estufas e, atualmente, existem pessoas montando barracão para gado de leite, então estamos fazendo o sistema de resfriamento antes da ordenha.
Aue Irrigação: O que você pode nos dizer a partir da sua experiência no mercado de irrigação?
No meu ponto de vista, o mercado de irrigação é bastante promissor visto que perante as mudanças climáticas, pode-se afirmar que só não irriga quem não tem água mesmo.
Aue Irrigação: Conte-nos um pouco sobre algum trabalho que a sua empresa executou. Além disso, quais ferramentas você e sua equipe utilizaram?
Temos vários trabalhos executados. Dessa maneira, vai desde a aspersão que usamos a retroescavadeira até o sistema de jardim que utilizamos a valetadeira manual. Assim, deve ter atenção no sistema de irrigação por ser um trabalho basicamente artesanal, por isso fazemos uso de vários tipos de ferramentas.
Aue Irrigação: Qual é a importância de priorizar o uso consciente da água em atividades agrícolas e pecuárias?
É primordial a consciência da utilização de água pois, se não houver um sistema bem dimensionado ou começar a gastar água mais do que o necessário, a situação pode ficar cada vez mais difícil. Ou seja, eu diria que é o pontapé inicial ter esse uso consciente.

Aue Irrigação: Por fim, o que você falaria a uma pessoa que deseja atuar nessa área?
Previamente, quem quer ou pensa em trabalhar nessa área, tem que correr atrás uma vez que não é fácil, principalmente a questão de mão de obra, em razão de ter que treinar e capacitar a equipe. Ademais, é imprescindível estar atento ao mercado porque a cada dia que passa tem produtos novos e mais tecnológicos, portanto, temos que nos manter atualizados além da prática, onde há muitos detalhes. Em suma, acredito ser um mercado de futuro.

Anterior Próximo