Devanir Mengarda: A irrigação na região sul do Brasil
Autor: Jéssica de Souza - Data: 05/04/2022
Este mês conversamos com Devanir Mengarda, proprietário da Herbivale, loja de irrigação situada em Santa Catarina, e que está no ramo a mais de 25 anos. Ele nos trouxe um pouco da sua experiência e falou sobre o mercado durante a pandemia, sobre os efeitos climáticos que têm afetado a irrigação na região e sobre como fazer o uso consciente da água em tempos onde se fala sobre sustentabilidade.
Aue Irrigação: Como surgiu a Herbivale?
Devanir Mengarda: A loja Herbivale fica na cidade de Santo Amaro da Imperatriz e trabalha com irrigação desde 1992, primeiramente com agricultura e a partir do ano 2000 com o paisagismo. Em 2007 fomos contratados como distribuidores da Rain Bird para o estado de Santa Catarina.
Atualmente contamos com 23 parceiros de revendas espalhados em diversas regiões do estado como a cidade de Chapecó, Balneário Camboriú, Criciúma e Florianópolis. Eles nos ajudam a implementar a marca e realizar os projetos de irrigação.
Aue Irrigação: A empresa atua com a venda de equipamentos de irrigação e com projetos. Quais seriam esses projetos?
Devanir Mengarda: Quando existe uma necessidade a nossa empresa disponibiliza projeto de paisagismo e agricultura para que eles possam efetuar a implantação do mesmo. Além disso, a loja trabalha com uma gama de produtos paralelos à irrigação, para irrigação doméstica, o “faça você mesmo”.
Fonte: Devanir Mengarda
Aue Irrigação: Qual é o ramo que tem mais procura ai na região sul do Brasil?
Devanir Mengarda: A região sul do brasil é muito especial pois temos chuvas regulares. Atualmente devido aos veranicos houve uma necessidade do uso da irrigação e o setor está começando a deslanchar. A maioria é em lajes, em jardins sobre lajes, onde o solo é muito pequeno e a água termina muito rápido sendo necessário repor a água para a planta mais vezes.Todos os projetos hoje enviadas por paisagistas já preveem um sistema de irrigação, mesmo que não for utilizá lo no ano inteiro. Basicamente os sistemas mais utilizados aqui são de aspersão e gotejamento.
Aue Irrigação: Durante a pandemia, como tem sido a procura da irrigação na região? O mercado deu uma oscilada?
Devanir Mengarda: O setor de serviços e de irrigação não foi muito afetado pela pandemia. Pelo contrário, as pessoas ficaram mais tempo em casa e sentiram como é trabalhoso elas mesmas regarem as plantas, deram maior atenção ao jardim, perceberam que pela falta de tempo e cuidado as áreas verdes ficavam feias e decidiram investir na recuperação desses locais implementando sistemas de irrigação.
Com isso a empresa teve um crescimento de praticamente 100% na irrigação, não houve tanto reflexo negativo.
Aue Irrigação: Atualmente o Sul tem sofrido com os efeitos do La Nina, que trouxe um período de estiagem. Como este fenômeno interfere na irrigação?
Devanir Mengarda: Como dito anteriormente, o sul do brasil tinha chuvas regulares, começou com os veranicos devido aos efeitos do la nina e el nino. Eles prejudicaram a parte relativa à seca. Devido a isso tivemos uma procura maior de sistemas de irrigação na área agrícola, porque sem água infelizmente ninguém produz. Paralelamente também afetou muito os condomínios e residências, principalmente condomínios, que em função da seca buscaram implantar sistemas de irrigação. Então, na realidade, ele é prejudicial ao meio ambiente, mas para a loja de irrigação esses efeitos ajudam a alavancar vendas.
Aue Irrigação: Quais são os equipamentos necessários ter no sistema de irrigação para esse uso consciente da água?
Devanir Mengarda: Existem várias formas de fazer economia da água. Em primeiro lugar é montar uma irrigação, porque quando você irriga manualmente não existe uma precisão na quantidade, irriga mais do que precisa ou menos. Dentro dos sistemas de irrigação temos o de aspersão, onde são utilizados equipamentos que pulverizam a água no gramado, e o gotejamento, que é mais preciso porque você coloca a água diretamente na raiz da planta e não tem perda de água por evapotranspiração. Agora em relação aos equipamentos existem, por exemplo, aspersores com mais precisão do que outros: os bocais rotativos são mais precisos do que os de spray.
Para uma boa economia de água você deve utilizar os sensores de chuva e umidade. Os dois juntos, mais o controlador, economizam praticamente 70% da água em relação a uma rega manual.
Aue Irrigação: Quais métodos dentro da irrigação podemos usar para armazenar água?
Devanir Mengarda: Temos várias formas. A mais usada é você utilizar o subsolo, fazer um poço e você disponibiliza água para seus sistema de irrigação. Outra maneira é o reaproveitamento da água, pluvial ou água da chuva, onde você faz uma cisterna e utiliza a água para o sistema.
Hoje está sendo muito usado também os afluentes no sistema de tratamento de esgoto, onde a água proveniente desse sistema, após filtrada, pode ser colocada na irrigação.
Em último caso temos o uso da água da concessionária, que é tratada, mas deve ser bem pensada, priorizando os recursos mais baratos. Podemos citar também o fato de acumular água em um lago, a água fica retida e você utiliza para o sistema de irrigação.
Aue Irrigação: E quais itens preciso ter no meu sistema de irrigação para que essa água armazenada chegue até às plantas com qualidade?
Devanir Mengarda: Para ter água de qualidade precisamos de filtragem, pois o armazenamento de água pluvial, de chuva ou lago sempre tem impurezas. As águas de reuso então nem se fala, realmente precisam passar por esses filtros.
Projeto de irrigação feito no HydroLANDSCAPE. Fonte: Devanir Mengarda
Aue Irrigação: Você é cliente da AuE Software e possui o HydroLANDSCAPE. No que o software auxilia o seu trabalho?
Devanir Mengarda: O HydroLANDSCAPE é uma ferramenta muito importante no nosso dia a dia. Nos ajuda na confecção dos projetos de irrigação trazendo uma economia de tempo.
Aue Irrigação: Para finalizar, como você vê o mercado de irrigação nos próximos anos?
Devanir Mengarda: Meu prognóstico é que a irrigação aqui no sul terá um incremento grande em função da necessidade da pessoa ter um jardim mais bonito, principalmente com equipamentos de irrigação. Fizemos aqui na loja uma previsão anual de crescimento em torno de 50% - 70%. Queremos sempre mais, buscamos parceiros dentro da nossa distribuição para que haja um maior número de pessoas oferecendo irrigação. trabalhamos juntos a arquitetos paisagistas, paisagistas, pessoas que instalam irrigação; oferecendo para eles palestras e cursos para que haja uma maior preparação e os sistemas de irrigação aconteçam
Para conhecer mais sobre a Loja Herbivale acesse:
Site: Herbivale Loja Online
Facebook: Herbivale Ltda.
Instagram: @herbivale
Anterior Próximo