Uso de defensivos em conjunto ao sistema de Irrigação
Autor: Letícia Costa - Data: 16/08/2022
A irrigação possibilita o aumento da produtividade de uma produção, desde que esteja relacionada a fatores adequados para o sistema de irrigação, características da cultura, do clima, da água e do solo. Sendo assim, essa técnica necessita de equipamentos eficazes e o uso de outros métodos como os defensivos agrícolas e fertilizantes, que desempenham a função de garantir a saúde da lavoura.
Fonte: U.S. Departament of Agriculture
Nesse contexto, as opções de produtos que ajudam a combater as pragas, doenças e enriquecer os solos estão cada vez mais em alta no mercado. Dessa forma, conforme o Cursos CTP, o processo de quimigação sofrem denominações distintas de acordo com o produto a ser usado, sendo:
- A aplicação de fertilizantes por meio da água de irrigação é chamado fertirrigação;
- A aplicação de herbicidas é denominada herbigação;
- A aplicação de inseticidas para o controle de pragas é denominada insetigação;
- A aplicação de fungicidas no controle de doenças chama-se fungigação;
- O controle de nematóides no solo, com a aplicação de nematicidas, é chamado de nematigação.
Contudo, é importante atentar-se a sua prática uma vez que quando mal utilizada pode apresentar riscos de contaminação do ambiente, do ser humano, da fauna, da flora, dos mananciais de água e ocasionar corrosão das partes metálicas dos sistemas de irrigação e de injeção.
Há também a irrigação com Drip Protection que se baseia na execução de produtos químicos através dos sistemas de irrigação, principalmente no de gotejamento. Segundo o Blog da Aegro, essa tecnologia contribui para a economia de insumos, de tempo, mão de obra e na redução dos custos, além de gerar maior precisão na aplicação dos produtos e maior segurança na operação por não ter contato dos responsáveis pelas máquinas com a calda de pulverização.
Entretanto, de acordo com o Blog Broto, o sistema de irrigação por gotejamento com Drip Protection precisa de alguns cuidados para aumentar a produtividade e rentabilidade da cultura. É importante ficar atento às recomendações dos fabricantes acerca da aplicação dos produtos, sejam eles químicos, orgânicos ou biológicos.
Fonte: Richard Allaway
Fontes:
Cursos CTP
Blog da Aegro
Blog Broto
Veja também:
Pragas e doenças que acometem as plantas
Quais são as vantagens de se investir em um sistema de Irrigação?
Origem da Irrigação
Anterior Próximo