Irrigação, tecnologia e sustentabilidade
Autor: Marcos Faustino - Data: 06/06/2023
Não é segredo que o meio ambiente vem sofrendo com diversas ações destrutivas ao longo dos anos e o quanto isso afeta o bem estar e qualidade de vida de todos nós. A crise hídrica é um assunto relevante aqui, já que estamos falando de irrigação, e aproximadamente 70% da água doce disponível no mundo é utilizada para isso, segundo a ONU. Algumas cidades brasileiras sofrem hoje, inclusive, com racionamento de água para controlar o consumo.
Tecnologia: aliada de peso
Quando o assunto é praticidade, responsabilidade e segurança, a tecnologia é uma grande aliada, e a automatização de sistemas de irrigação, desde o projeto até a prática, pode ser uma grande aliada para um trabalho consciente, prático e objetivo, ajudando a usar a água de forma mais racional.
Hoje, diversos softwares são desenvolvidos para o auxílio desse trabalho, é o caso do HydroLANDSCAPE.
O sistema ajuda de forma otimizada, precisa e segura, a calcular um projetos de irrigação, que podem ir de jardins caseiros a grandes plantações agrícolas. O software que é capaz de setorizar, dimensionar e até criar memória de cálculo foi desenvolvido pela AuE Software, empresa de sucesso que tem mais de 20 anos de mercado.
A história da irrigação começa lá atrás
A irrigação tem uma longa estrada, há relatos e estudos que afirmam que a prática teria surgido no Egito, e que já eram desenvolvidas ferramentas para racionalizar e facilitar essa prática, há cerca de 7 mil anos. Dados da ONU afirmam também que o consumo de água anual do brasil é de 10,4 trilhões de litros, e que 72% desse total astronômico é usado para irrigação.
Com auxílio da tecnologia, existem algumas possíveis formas de irrigação que hoje são umas das principais: canais, pivô, gotejamento e subirrigação, por exemplo. Usar esses sistemas tecnológicos é benéfico para a irrigação e meio ambiente porque trazem praticidade e benefícios durante várias etapas do processo, aumenta a produtividade, reduz perdas, melhora a qualidade dos produtos, diversifica a cultura, moderniza e o mais importante, diminui impactos ambientais resultando em menos insumos e consumo de água. A quimigação (tecnologia que consiste em otimizar o emprego de insumos agrícolas) e a irrigação de precisão (automatização de todo o sistema que auxilia na redução do excesso de água, entre outros benefícios, por exemplo), também podem ser bons aliados na hora de irrigar.
Cuidar para ter
Hoje em dia também existem recursos mais ecológicos para a manutenção do jardim ou plantação. Sistemas de irrigação e irrigadores recicláveis já são uma realidade e algumas possibilidades são facilmente encontradas internet afora, com destaque para o aspersor caseiro e o cotejamento feito com garrafa pet. Irrigar consiste em inovação, desenvolvimento, precisão, e claro, responsabilidade ambiental.
Veja também:
Profissional Isaac Franco e como as novas tecnologias funcionam na irrigação
HydroLANDSCAPE + VisualPLAN: Simular sistema de irrigação funcionando em 3D
Uma conversa sobre Irrigação e tecnologia com Lucas Mantovani
Anterior Próximo