A visão de Luciene Andrade: Integrando projetos de irrigação e paisagismo

Autor: Giulia Wogel - Data: 16/02/2024

 Foto de perfil Luciene Santos Andrade

Luciene Santos Andrade iniciou sua jornada como profissional em 1996, vendendo mudas de pingo de ouro. Ao longo dos seus 30 anos de carreira, pouco a pouco foi conquistando seu espaço, se aperfeiçoando na área, e é hoje dona da empresa Paisagem Brasil, que trabalha com paisagismo e irrigação paisagística. Formada em administração, ela começou a trabalhar com projetos em 1999, após completar seu curso em paisagismo. A irrigação entrou na sua vida como uma maneira de expandir o negócio, já que na época a função do paisagismo na arquitetura não era muito compreendida pelos clientes, e a demanda diminuía consideravelmente durante as secas.

Com isso, há 10 anos atrás Luciene decidiu implementar de vez a irrigação, e decidiu fazer um curso de treinamento com a Rain Bird, marca a qual ela já indicava os produtos, conseguindo posteriormente, uma parceria de sucesso com eles. A partir disso, ela buscou contratar os melhores instaladores e eletricistas para treinar sua equipe, a fim de garantir o melhor resultado nos projetos dos seus clientes.

“Um projeto de paisagismo irrigado tem um desenvolvimento muito melhor. Sempre que você olhar ele vai tá bonito, e também diminui os custos da empresa de paisagismo com perdas de plantas no começo do plantio... Então a gente procura incluir a irrigação, o paisagismo e já entregar tudo pronto pro cliente.”



 Projeto de paisagismo residencial de Luciene Andrade



Luciene e seu esposo Luís (também seu sócio), moram em Uberlândia, Minas Gerais. A cidade tem um período de estiagem muito marcado, tornando indispensável a irrigação para o desenvolvimento das plantas. Eles dois juntamente com mais 15 colaboradores prestam um serviço completo para seus clientes, que engloba: atendimento, visitas, execução, implantação, acompanhamento pós-obra, manutenção de irrigação, consultoria paisagística e pretendem no futuro, trabalhar também com irrigação agrícola, já que Luciene está cursando Engenharia Agronômica.

Sua clientela varia desde grandes condomínios e projetos comerciais a chácaras, fazendas e residências e faz mais de 10 anos que a AuE auxilia esses trabalhos. O AutoLANDSCAPE, PhotoLANDSCAPE e HydroLANDSCAPE são utilizados diariamente por Luciene, e sobre eles, ela comenta:

“Eu acho um sucesso, facilita muito a vida do projetista. Nos projetos de paisagismo o melhor entendimento pro cliente é a visualização, você consegue explicar melhor, a qualidade de apresentação fica excelente! Para nós paisagistas é ganhar muito tempo, você consegue fazer contagem de plantas, gerar os orçamentos, tudo muito rápido.”

"Os cálculos de irrigação são bem complexos, então o software auxilia demais e a gente tem mais do que o dobro de agilidade no desenvolvimento. Hoje, se você demora apresentar um projeto de paisagismo ou de irrigação a pessoa até fica um pouco insatisfeita e se você começa a ter um prazo muito grande pra montagem do projeto e apresentação pro cliente acaba que você sacrifica o seu negócio.”



Os Desafios da Profissão

Na opinião de Luciene, é de extrema importância que os projetos arquitetônicos, paisagísticos e de irrigação trabalhem em conjunto. Nesse sentido, muitas vezes os arquitetos não levam em consideração que essa parceria desde o começo da obra faz com que ela seja mais fácil para todos os profissionais envolvidos, além de mais bem executada. Por isso, em seu serviço ela procura sempre fazer um elo com o arquiteto e o cliente, para que seu projeto seja desenvolvido de acordo com uma ideia inicial de todos.

Ainda, ela conta que o início de sua carreira no paisagismo foi bem desafiador, pois cada um fazia seu próprio jardim com o que tinha, não existia essa cultura de desenvolver um projeto, era bem rústico. Somente depois de uns 8 anos começaram a entender o paisagismo e, a partir dele, a irrigação foi de mais fácil aceitação.

Ser empresário no Brasil também requer muita dedicação e bons colaboradores, que se comprometam com a missão da empresa de entregar o melhor aos clientes. Dessa forma, é também papel da empresa mostrar a importância do trabalho deles e motivá-lo a gostar e conhecer mais sobre o assunto.

 Projeto residencial de Luciene Andrade



Vantagens e Tecnologias da Irrigação Paisagística

A manutenção da irrigação geralmente não é algo trabalhoso quando se tem um trabalho bem-feito e com equipamentos de primeira linha. Além disso, Luciene conta com o privilégio de irrigar o jardim feito por ela mesma, controlando melhor a qualidade do projeto como um todo.

“Quando eu desenvolvo o projeto de irrigação eu já desenvolvo ele baseado no projeto de paisagismo que eu fiz, então aquilo ali é uma coisa definitiva você não vai ter que ficar mexendo e furando o jardim da pessoa depois para fazer adequações.”



Também, na irrigação, a busca por praticidade aumentou muito. Dessa forma, a automatização é considerada uma ótima economia de tempo. Uma das tecnologias implementadas por Luciene em seus projetos é o sistema de irrigação com módulo wi-fi, que facilita ainda mais o manuseio pelo cliente. Com esse equipamento e a permissão do cliente, a projetista pode fazer manutenções e testes na irrigação sem sair do seu escritório. Desde que os controladores de irrigação estejam conectados ao wi-fi, o próprio cliente pode ajustá-lo quando e onde quiser pelo seu celular.

 Projeto de irrigação de Luciene Andrade



Sustentabilidade nos Projetos de Irrigação

Como alguns projetos de irrigação precisam de muita água, é essencial pensar em alternativas mais sustentáveis. Luciene sempre que pode implementa em seus projetos água de reuso e captação de água de chuva. Em um de seus projetos para uma empresa de engenharia ambiental, o projeto foi 100 por cento focado na sustentabilidade. Nele foram feitos telhados verdes com captação de água de chuva para irrigação. Um outro projeto contou com lagos para fazer a captação da água de chuva, que abasteceria a irrigação de todo condomínio.

Dica para os Iniciantes

Para começar com pé direito na área deve-se primeiramente estudar bastante sobre o assunto, para que você não cometa erros em projetos futuros. É importante também fazer parcerias com os arquitetos para que que o desenvolvimento do projeto se adeque à construção da obra, assim como trabalhar com qualidade em tudo que se faz: plantas, equipamentos e softwares.

Assista a entrevista completa:



Veja Também:

Marconi Oliveira: da Irrigação Agrícola ao Paisagismo
Denizart Vidigal: A Jornada do Campo à Vanguarda da Irrigação
José Eduardo Povoa: Uma Trajetória de Sucesso na Indústria de Irrigação


Compartilhar:


Anterior Próximo

eBook: Irrigação Sustentável de Paisagismo e de Campos Esportivos

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
1 + 0 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
A visão de Luciene Andrade: Integrando projetos de irrigação e paisagismo
A visão de Luciene Andrade: Integrando projetos de irrigação e paisagismo

Uma profissional completa, Luciene trabalha com projetos de irrigação assim como de paisagismo, e compartilha experiência dos seus 30 anos de carreira

Ensino
Demonstrações gratuitas de softwares para Irrigação e Paisagismo em Março de 2024
Demonstrações gratuitas de softwares para Irrigação e Paisagismo em Março de 2024

Veja as datas das apresentações de programas para realizar projetos de paisagismo e irrigação em março de 2024.

Embrapa Disponibiliza mais de 100 Cursos Gratuitos Online
Embrapa Disponibiliza mais de 100 Cursos Gratuitos Online

Estão disponíveis mais de 100 cursos gratuitos para diferentes tipos de público, que podem ser feitos remotamente por pessoas de todo o Brasil

Entenda mais sobre as necessidades das plantas com cursos onlines gratuitos de paisagismo
Entenda mais sobre as necessidades das plantas com cursos onlines gratuitos de paisagismo

Buscar conhecimento nunca é demais, melhor ainda quando é de graça! Veja algumas oportunidades para expandir seus conhecimentos em paisagismo.

Webinário AutoLANDSCAPE + VisualPLAN
Webinário AutoLANDSCAPE + VisualPLAN

Aprenda como criar uma praça pública com parquinho infantil utilizando vários recursos do AutoLANDSCAPE e VisualPLAN em uma videoaula gratuita.

AuE Network
Revisão de controladores da marca Toro
Revisão de controladores da marca Toro

Atualização do banco de dados do AuE LandOFFICE: Revisão de controladores da marca Toro.

Revisão de controladores da marca Hunter
Revisão de controladores da marca Hunter

Atualização do banco de dados do AuE LandOFFICE: Revisão de controladores da marca Hunter.

Dicas técnicas
HydroLANDSCAPE 2022: Como alterar informações na chave de identificação
HydroLANDSCAPE 2022: Como alterar informações na chave de identificação

Neste dica técnica vamos aprender a editar chaves e modelos através do HydroLANDSCAPE.

HydroLANDSCAPE 2022: Utilidades da ferramenta Informa
HydroLANDSCAPE 2022: Utilidades da ferramenta Informa

Nesta dica técnica vamos aprender como utilizar a ferramenta "Informa" do HydroLANDSCAPE e demonstrar seus benefícios para o projeto de irrigação.

HydroLANDSCAPE 2022: Alterar a unidade de exibição das medidas
HydroLANDSCAPE 2022: Alterar a unidade de exibição das medidas

Nesta dica técnica vamos demonstrar como é realizada a "alteração da unidade de exibição das medidas.

Notícias
Investindo em Mulching: O Retorno Financeiro na Agricultura Irrigada
Investindo em Mulching: O Retorno Financeiro na Agricultura Irrigada

A técnica de mulching é uma alternativa mais econômica para a irrigação e agricultura, aumentando o lucro e minimizando o impacto ao meio ambiente.

Os porquês de adotar uma irrigação automatizada
Os porquês de adotar uma irrigação automatizada

O avanço tecnológico está cada vez mais rápido e a automatização dos recursos hidráulicos é um grande facilitador. Confira algumas de suas vantagens:

Republicação das coleções de gotejadores
Republicação das coleções de gotejadores

AuE Network: Entenda o motivo das coleções de gotejadores terem sido republicadas.

Novidades
Comunidade AuE Software no Facebook!
Comunidade AuE Software no Facebook!

Nós da Aue buscamos sempre trazer agilidade e funcionalidade para nossos clientes. Por isso, a empresa conta agora com seu próprio grupo do Facebook!

My Plant & Garden atrai participantes do mercado de irrigação
My Plant & Garden atrai participantes do mercado de irrigação

A 8° edição da feira internacional de paisagismo acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, em Milão, e seu crescimento chama atenção de irrigantes

Networking na CASACOR de 2024
Networking na CASACOR de 2024

A mais completa mostra de paisagismo, arquitetura e design de interiores é uma ótima oportunidade para fazer parcerias e se manter atualizado no ramo

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Irrigação Ano 4 No 47 / Janeiro de 2024

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Irrigação

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Irrigação


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo de irrigação? Informe seus dados para mantermos contato!





Revista no seu E-mail

*
*
*
3 + 7 = ? *