SIGRA 2024: Inovações e Sustentabilidade no Maior Evento de Gramados do Brasil
Autor: Victor Campanate - Data: 07/09/2024
No início do segundo milênio, o acesso à informação se tornou mais fácil, destacando a necessidade de reunir dados sobre o setor de gramas no Brasil, devido à escassez de referências na época. Em resposta a essa demanda, foi criado em 2003 o Simpósio Brasileiro sobre Gramados (SIGRA), com o objetivo de promover uma maior integração entre os setores produtivo e acadêmico. Este evento se consolidou como o maior do Brasil no segmento de gramas e, em 2024, chega à sua 9ª edição com o tema “Gramados e a Agenda 2030”.
A gramicultura, ao longo dos anos, trouxe inovações e tecnologias que impulsionaram o crescimento e a visibilidade do setor no mercado brasileiro. Esse avanço foi especialmente notável devido aos eventos esportivos recentes, legislações específicas para o setor, debates sobre o uso de gramas sintéticas e os impactos econômicos, sociais e ambientais associados, além do cenário pós-pandemia que incentivou ainda mais o uso de gramas.
Atualmente, o mercado de gramicultura no Brasil se tornou mais especializado, sendo dividido em seis segmentos distintos: gramados ornamentais, gramados esportivos, produção de gramas, gramados funcionais, gramados ambientais e pesquisa científica.
Com a contínua expansão do setor, a demanda por informações técnicas e científicas cresce a cada ano. O SIGRA, em sua 9ª edição, busca promover a troca de experiências entre profissionais de diversas áreas, tanto nacionais quanto internacionais, para disseminar conhecimentos e trazer inovações, especialmente no contexto ambiental e sustentável, que tem sido amplamente discutido.
Veja também:
Vencedores do IX Concurso de PhotoLANDSCAPE saem na Revista Natureza!
AuE Presente: Enflor/Garden Fair 2024!
Primeiro Curso Prático de Transplante de Árvores.
Anterior Próximo