Origem da Irrigação
Autor: Letícia Costa - Data: 25/07/2022
A irrigação nada mais é que a tecnologia que busca levar água às plantas para produzi-las de forma eficiente e adequada através da quantidade e frequência certa no devido momento.
Sua história remonta à antiguidade, com o começo da agricultura e está diretamente ligada ao começo da civilização. Hoje, ela é de extrema importância no manejo da agricultura. Conheça a sua origem!
Primórdio da Irrigação
Segundo a UFRB, o começo da irrigação como “molhação” ocorreu em 6.000 a.C. no Egito e Mesopotâmia nas águas do rios Nilo, Tigres e Eufrates, oriunda das enchentes para o campo que duravam entre 40 a 60 dias. Posteriormente, a água era drenada novamente para o rio e a partir disso era feito o cultivo em um solo úmido, rico em nutrientes e propício para o rendimento da plantação. Como a estação anual do Nilo era indefinida, foi criado um mediador de inundação denominado Nilômetro, sendo o princípio do manuseio da água.
Nilômetro. Fonte: Dale Gillard
Há indícios que constatam que essa prática teve início em 4.500 a.C. no continente asiático com os Assírios, Caldeus e Babilônicos. Outrossim, a população que se instalou nas margens dos rios Huang Ho e Yang-Tse-Kiang na China (no ano 2.000 a.C.), do Nilo, no Egito, do Tigre e do Eufrates, na Mesopotâmia e do Ganges, na Índia (em 1.000 a.C.) nasceram e desenvolveram em razão do uso eficaz dos seus recursos hídricos. No ano de 3.100 a.C. foi desenvolvido o primeiro projeto de irrigação pelo Faraó Menes no qual consistia em represas e canais com a finalidade de reutilizar as águas do rio Nilo em um lago novo. Já no México e na América do Sul, o seu desenvolvimento ocorreu pelas civilizações Maias e Incas há mais de 2000 anos.
Irrigação no Egito
Em 550 a.C o desenvolvimento do Qanat (Kareze na Mesopotâmia) possibilitou a utilização da água subterrânea para ser a principal fonte de irrigação dos povos. Em 300 a.C. os trabalhos de irrigação do antigo Sri Lanka no reinado do rei Panduka Bhaya foram considerados um dos mais complexos sistemas de irrigação da antiguidade.
Conforme José Giacoia Neto, em relação ao período atual, a partir de 1879 foram comercializados tipos de aspersores com modelos vistos até hoje. Já em 1933 o primeiro de impacto é lançado pela Rain Bird, chegando a ser comparado à lâmpada de Thomas Edison e ao telefone de Alexandre Gram Bell. Em 1946, após a Segunda Guerra Mundial, o tubo de alumínio se tornou padrão para a agricultura e em 1948 Frank Zybach desenvolveu o pivô central.
Aspersores Rain Bird. Fonte: Internet Archive Book Images
.
O primeiro pivô central de irrigação, inventado por Frank Zybach em 1948 e patenteado em 1952
Irrigação por pivô central visto pelo Google
Simultaneamente à evolução dos sistemas e ferramentas de irrigação, houve também o surgimento e o desenvolvimento da irrigação para atender o paisagismo. A vista disso, no ano de 1926 foi elaborado o primeiro aspersor que girava mediante a engrenagens destinada a irrigação de jardins e no final da década de 50 foi inventado os aspersores plásticos escamoteáveis sprays e rotores.
Fonte: Internet Archive Book Images
Fontes:
História da Irrigação - UFRB
Sistemas de Irrigação para Jardins e Gramados - José Giacioia Neto
Veja também:
Uso de defensivos de Irrigação
FiiB 2022 - Feira Internacional de Irrigação Brasil
Gianne Amorim e a Irrigação em resorts
Anterior Próximo