Orgulho e trabalho duro: Mateus Gonçalves fala sobre constante expansão da DM Irrigação

Autor: Marcos Faustino - Data: 13/07/2023

Mateus Gonçalves

Este é o Mateus Gonçalves

O administrador de empresas e estudante de engenharia civil, Mateus Gonçalves Gonzaga, tem 37 anos e é de Ferraz de Vasconcelos, no Alto Tietê, em São Paulo. Ele faz parte de uma empresa, a DM Irrigações, se juntando a Mauro Marques (proprietário). Eles se conhecem a um bom tempo da igreja que frequentam e o convite para ingressar na empresa veio em uma fase em que o projetista estava desempregado.

“Eles abriram a empresa aqui e eu estava desempregado na época, nós congregamos na mesma igreja, então já nos conhecemos a um bom tempo, eles precisavam de alguém que ajudasse na administração, e quando eles me contrataram no início seria esse ponto, na área administrativa, mas foi encaminhando e eu fui pegando o jeito na parte de projetos (...)”



A empresa

A empresa já está no mercado há pouco mais de nove anos e atua em campos de futebol e golf, condomínios de alto padrão, painéis verticais entre outros. Mateus se refere à empresa como completa e destaca que ela fornece desde o projeto até a mão de obra. Quando começou a empresa era tocada por Mauro Marques e Dejan Macena, que não faz mais parte da empresa e sociedade a dois anos, e desde então a empresa vem sendo tocada por Mauro. O empreendimento do ramo da irrigação conta ainda com espaço para guardar equipamentos, veículos e espaço para preparação dos colaboradores.

Acervo DM irrigação


Membro da empresa em processo de instalação



Os projetos

O projetista reafirma o quando a empresa é dedicada, versátil e completa, abrangendo quase todos os tipos de projetos de irrigação e tendo uma equipe capaz de cuidar do processo de 0 a 100, oferecendo todos os serviços necessários. Apesar disso, a irrigação agrícola, que é muito popular aqui no país e tem um bom campo de atuação em zonas rurais, não é uma modalidade atendida pela empresa, já que pela localidade é uma realidade distante. Mesmo assim o projetista e futuro engenheiro se diz disposto e interessado em ter esse contato e estudar melhor esse campo de atuação e termina dizendo que acha que teria familiaridade, já que na prática, a diferença seria mais em proporção do que em execução:

“Agrícola não, só jardim mesmo. Porque na região onde estamos localizados não tem tanto esse ponto agrícola, então nós atendemos muito o centro e interior de São Paulo, atendemos mais condomínios, já atenderam cemitérios, os meninos, mas a parte agrícola ainda não tive oportunidade, até gostaria de ter uma noção melhor, esses pontos assim que tem mais essa parte irrigação agrícola, mas eu ainda não tive esse conhecimento, mas não deve ser tão difícil, porque a prática seria a mesma, o que deve mudar é mais o equipamento, proporção, pressão, um cálculo mais exato para esse tipo de irrigação.”



O HydroLANDSCAPE:

Mateus faz uso do software diariamente profissionalmente e se diz muito satisfeito com o que tem usado, ele revela que apenas implementaria alguns recursos adicionais, mas que no geral, o software é um bom aliado e que além de otimizar o trabalho, ajuda a deixar o projeto mais bonito e compreender o papel da irrigação aqui no Brasil, já que no país é possível se viver as quatro estações do ano em apenas um dia, brinca ele:

“(...) Você sai de casa de cacharrel e touca e volta de regata e havaianas, pode se dizer, tem quase todas as estações num dia só.”



Ele brinca mas termina falando da importância de uma irrigação com um sistema preciso para evitar desperdício de água e para uma manutenção mais completa.

acervo pessoal


Mateus Gonçalves usando o HydroLANDSCAPE


Desafios X Superação

O administrador nos disse que o maior problema enfrentado por ele é a falta de dedicação e atenção voltada para a irrigação, mesmo que futura, na construção de casas. Ele revela que é bem difícil quando chega a solicitação para um projeto de irrigação em uma residência que não dispõe de espaço e alternativas para a instalação de um sistema de irrigação. Ele termina dizendo que hoje isso tem diminuído. Mateus também falou com carinho sobre o primeiro projeto da empresa, o qual não fez parte, mas traz como motivador por ter sido concluído com sucesso mesmo com dificuldades e ter sido o primeiro passo para a empresa ser o sucesso que é hoje:

“Eles contam de um projeto que eles pegaram de início. O senhor Mauro e o Dejan saíram de uma outra empresa e abriram a empresa deles, tiveram coragem e peito aberto para abrir uma empresa de irrigação…e eles falavam que pegaram uma obra pra fazer e ficaram meio incertos porque eles sabiam o operacional, mas a parte de projetos, medições notas fiscais, contratos eles ficaram meio inseguros, mas graças a deus eles conseguiram executar a obra, eles fizeram tudo, executaram a obra, fizeram projeto, fizeram a nota, sós os dois. Acho que o que mais me marcou não foi aquilo que eu executei, mas o início deles (...)"



Fica a dica

Para finalizar, Mateus incentiva quem deseja trabalhar com irrigação e diz que é uma área em expansão no Brasil e que tende a crescer demais. Alertando sobre a relação de cumplicidade da irrigação com o paisagismo ele alerta ainda para o necessário intuito de querer somar ao iniciar trabalhos na área e claro, estar sempre atento e dedicado:

“É você acompanhar o paisagismo, o arquiteto, acompanhar…tentar trabalhar nas demais áreas, tentar não ser um projetista apenas…tente aprender de tudo…o máximo de conhecimento que você puder ter e agregar ao máximo a área.”



Assista a entrevista completa:



Veja também:

Mauro Ádrian Cali: do campus para o campo - uma conversa desde a faculdade
Reutilização de água do ar condicionado para irrigação
A Irrigação e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


Compartilhar:


Anterior Próximo

eBook: Irrigação Sustentável de Paisagismo e de Campos Esportivos

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
3 + 1 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Orgulho e trabalho duro: Mateus Gonçalves fala sobre constante expansão da DM Irrigação
Orgulho e trabalho duro: Mateus Gonçalves fala sobre constante expansão da DM Irrigação

A empresa já está no mercado há pouco mais de nove anos e atua em campos de futebol e golf, condomínios de alto padrão, entre outros.

Ensino
Demonstrações gratuitas de softwares para Irrigação e Paisagismo em Agosto
Demonstrações gratuitas de softwares para Irrigação e Paisagismo em Agosto

Apresentação de programas para realizar projetos de paisagismo.

AuE Network
Coleção de aspersores da Agropolo
Coleção de aspersores da Agropolo

Este mês estamos disponibilizando para download, a coleção de aspersores da marca Agropolo.

Coleção de aspersores Agrojet
Coleção de aspersores Agrojet

Veja a nova coleção de aspersores disponível para donwload, da marca Agrojet.

Dicas técnicas
HydroLANDSCAPE: Calculando a precipitação de cada setor
HydroLANDSCAPE: Calculando a precipitação de cada setor

Veja o terceiro artigo sobre a tela de dimensionamento hidráulico deste mês: Como calcular a precipitação de cada setor do projeto.

HydroLANDSCAPE: Como fazer o Dimensionamento hidráulico
HydroLANDSCAPE: Como fazer o Dimensionamento hidráulico

Veja a primeira de três dicas da tela de Dimensionamento Hidráulico do HydroLANDSCAPE: Apresentação.

HydroLANDSCAPE: Dimensionamento hidráulico personalizado por setor
HydroLANDSCAPE: Dimensionamento hidráulico personalizado por setor

Veja a segunda de três dicas da tela de Dimensionamento Hidráulico: Personalizando o dimensionamento hidráulico em cada setor.

Notícias
TERRA E PAIXÃO: Saiba o tempo certo de plantar e colher com êxito
TERRA E PAIXÃO: Saiba o tempo certo de plantar e colher com êxito

O papel da irrigação no plantio e colheita e dicas sobre o melhor período para se cultivar alguns produtos de acordo com a região!

A influência da irrigação na Fruticultura
A influência da irrigação na Fruticultura

Assim como outros tipos de plantas, as árvores também podem e devem receber sistemas de irrigação, especialmente pomares de árvores frutíferas!

Irrigação x seca: as bases para criação de um sistema eficaz
Irrigação x seca: as bases para criação de um sistema eficaz

Se você ganha a vida plantando, com certeza precisa saber da necessidade de se ter um bom projeto e sistema de irrigação.

Novidades
AuE Soluções presente: A 30° Enflor & 18° Garden Fair acontece neste fim de semana!
AuE Soluções presente: A 30° Enflor & 18° Garden Fair acontece neste fim de semana!

Este evento é uma oportunidade para profissionais que estejam afim de expandir e adquirir novas perspectivas e ferramentas profissionais.

O congresso Garden Fair 2023 está aí!
O congresso Garden Fair 2023 está aí!

Será um encontro no qual teremos palestras voltadas ao paisagismo, com a possibilidade de conhecer profissionais do ramo.

A FiiB 2023 está batendo a porta!
A FiiB 2023 está batendo a porta!

É um evento internacional realizado no Brasil com o objetivo de fomentar o uso da irrigação na agricultura, paisagismo e em campos esportivos.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Irrigação Ano 4 No 40 / Junho de 2023

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Irrigação

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Irrigação Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Irrigação


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo de irrigação? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*