O Pivô Central em Ação: Funcionamento e Eficiência na Irrigação de Grandes Áreas
Autor: Giulia Wogel - Data: 11/04/2024
D
entre os variados sistemas de irrigação cada um tem suas particularidades e se encaixam em diferentes propostas. Com o maior protagonismo da irrigação no cenário agrícola devido as mudanças climáticas recorrentes, a irrigação por pivô central vem ganhando ainda mais popularidade. Tal maquinário permite a irrigação localizada em grandes áreas de cultivo, distribuindo uniformemente a água nas plantas. Segundo o levantamento feito pela Agência Nacional de Águas (ANA), a área irrigada por pivôs no Brasil entre os anos de 2010 e 2022 apresentou um crescimento de 225%, com 92% distribuído nos estados de Minas Gerais, Goiás, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.
Como Funciona?
No sistema, a água direcionada ao pivô é liberada na lavoura em movimentos circulares que podem alcançar mais de 1km de raio. Esse processo pode ser dividido em três partes: a captação da água, o transporte da água em direção a estrutura suspensa que contém os aspersores e a distribuição da água na lavoura.
Captação: Importante para definir vazão e volume disponíveis para irrigação. A água é bombeada de uma fonte hídrica, seja ela superficial (rios, lagos, represas) ou subterrânea (poços, lençol freático).Transporte: Realizado por meio de uma adutora equipada com motobomba para a torre central, variando de acordo com a distância da captação e o desnível do terreno.Distribuição: Os aspersores molham as plantas através do giro da tubulação aérea suspensa em torno das torres centrais.
Ainda, é possível adequar a irrigação de acordo com as necessidades específicas de cada cultura, graças ao sistema de controle que monitora a velocidade de rotação e a quantidade de água liberada. Sua capacidade de irrigação é definida pelo tamanho da estrutura e a pressão da água, conseguindo irrigar por unidade uma média de 40 a 200 hectares, dependendo do modelo e das condições locais. Os dois tipos principais de pivôs, fixo e móvel, cumprem diferentes funções: o móvel sendo mais utilizado para áreas menores ou culturas que requerem irrigação em diferentes estágios de crescimento e, o fixo, para áreas de cultivo maiores onde a irrigação precisa ser feita regularmente, como em pomares e vinhedos.
Vantagens
Possibilidade de adição de fertilizantes à água de irrigaçãoPode ter uma vida útil de 15 a 20 anosPouca mão de obra necessária quando comparada a outros sistemasRedução do desperdício de água, pois a irrigação é ajustada de acordo com as necessidades das plantasMaior produtividade das culturas devido à distribuição uniforme da águaAjuda a controlar a temperatura e a umidade do arAlta eficiência e precisão de lâmina aplicada se comparado, por exemplo, ao sistema de canhão
Desvantagens
Condições ambientais, como o vento, podem ser limitantes à irrigação por pivô central devido à deriva, diminuindo a precisãoCusto de implantação, MANUTENÇÃO E ENERGIA mais elevado que outros sistemasNecessidade de uma fonte de água confiável e com boa pressãoLimitação de uso em áreas pequenas ou com topografia irregular
Portanto, é essencial analisar características da área que será irrigada a fim de escolher o sistema que melhor se adequa a situação, além de ter um projeto inicial bem feito para o sucesso do investimento. Apesar das desvantagens, o pivô central é um sistema amplamente utilizado na agricultura para fornecer água de forma eficiente e econômica, garantindo o desenvolvimento saudável das plantas.
Referências
Irrigação com pivô avança!. Disponível em: https://agrorevenda.com.br/revista/irrigacao-com-pivo-avanca/
Pivô central: entenda tudo sobre esse sistema de irrigação. Disponível em: https://blog.aegro.com.br/pivo-central/
Irrigação por Pivô Central: como funciona e vantagens. Disponível em: https://irrigaagro.com/irrigacao-por-pivo-central/
Veja Também:
Nanobolhas: A tecnologia Invisível que está revolucionando a Irrigação
Gotejo na Cafeicultura: Menos Água e Mais Qualidade
Investindo em Mulching: O Retorno Financeiro na Agricultura Irrigada
Anterior Próximo