Investindo em Mulching: O Retorno Financeiro na Agricultura Irrigada
Autor: Giulia Wogel - Data: 20/12/2023
Com o avanço do agronegócio, novas tecnologias surgem para impulsionar o mercado e aumentar a concorrência entre os produtores. A irrigação é essencial na agricultura e, por esse motivo, os gastos com água são enormes. Pensando num futuro mais sustentável, que não esgote tanto os recursos hídricos do planeta, adotar técnicas que economizem água significa não só lucrar mais, como também minimizar os impactos ao meio ambiente.
Nesse sentido, implementar o mulching é uma ótima solução para diminuir o consumo de água, proteger o solo e aumentar a produtividade. Essa tecnologia consiste em cobrir a superfície do solo ao redor das plantas para criar condições favoráveis para o crescimento da cultura. Ele pode ser utilizado no manejo do solo em grandes e pequenas propriedades, ou até mesmo em jardins e hortas. Como a intenção é controlar a saúde do solo, materiais como filmes plásticos e resíduos naturais do espaço verde têm efetividade garantida na sua impermeabilização e proteção. Entenda cada um deles:
Filme plástico: possui baixo custo, é leve (para não fazer pressão no solo), resistente aos raios UV e ainda permite que a terra e as sementes recebam água e oxigênio. Deve ser substituída a cada 2 anos.Matéria orgânica: folhas ou aparas de relva, aplicada no solo para o proteger e fornecer nutrientes. A matéria vegetal vai sendo decomposta e deve ser substituída a cada 6 meses. (método mais sustentável)
O Papel do Mulching na Irrigação
A cobertura do solo com mulching funciona como uma barreira física, protegendo a superfície contra a ação do vento e da radiação, principais responsáveis pela evaporação de água no solo, reduzindo assim a amplitude de temperatura. Consequentemente, a cobertura modifica a irradicação da superfície, diminuindo a transpiração da cultura e o consumo hídrico. Em condições de estiagem, isso pode representar uma economia de até 20% de água.
A aplicação de um plástico de polietileno propicia a redução de aproximadamente 1,5 a 2,0 mm de água por dia, garantindo o uso eficiente da água de irrigação, além de reduzir a compactação do solo por pulverização do mesmo. Com isso, considerando que a irrigação recomendada para este sistema é o gotejamento, pode-se inferir uma maior economia de água. A aplicação do mulching pode ser mecanizada ou manual, com um investimento estimado entre R$ 4.000, 00 a R$ 5.000,00/ha. Somando-se a este valor, o produtor deve considerar o investimento no sistema de irrigação por gotejamento e, caso seja decidido, o investimento na fertirrigação, que pode ser de controle automatizado ou manual. De início pode parecer muito, mas a economia de mão de obra e água compensa à longo prazo.
Outros Benefícios do Mulching
1. Controle de ervas daninhas ou plantas invasoras
Usar uma película de cobertura não permitirá que a erva daninha cresça, pois ela não terá acesso a luz solar. Trata-se, então, de uma forma mais barata e eficiente de controlar esses danos, além de ser sustentável e causar menos impacto ao meio ambiente.
2. Microclima do solo
O mulching reduz a perda de água e controla adequadamente vários aspectos, como o clima, umidade, infestações, entre outros fatores que agridem a lavoura. A cobertura não permite que a umidade do solo escape, condensando na superfície inferior e caindo de volta como gotículas. Assim, a umidade é preservada por vários dias e aumenta o período entre irrigações.
Esta característica se torna especialmente relevante quando se considera os efeitos das mudanças climáticas causadas pela intensificação do efeito estufa, como a vaporização excessiva da umidade do solo.
3. Redução no custo do fertilizante
A água tem a propriedade de ir fundo no solo (também chamada propriedade lixiviante) e quando o fertilizante é dissolvido na água há um enorme desperdício. O uso de cobertura com a irrigação por gotejamento, permite que o fertilizante dissolvido não vá fundo no solo, distribuindo de maneira uniforme os nutrientes para a planta, fazendo com que ela cresça mais rapidamente e saudável.
4. Produto de Qualidade
As coberturas evitam o contato direto do solo com os frutos que amadurecem, diminuindo o potencial de apodrecimento e mantendo as frutas e vegetais limpos. Isso gera produtos de qualidade e de maior valor agregado. O plástico também previne a umidade da superfície do solo chegar diretamente à planta ou ao fruto, evitando maior disseminação de fungos e bactérias.
5. Redução da compactação do solo
O solo sob a cobertura permanece solto e bem arejado, aumentando a quantidade de oxigênio no solo e auxiliando na atividade microbiana.
O mulch orgânico melhora as características físicas, biológicas e químicas do solo, pois é lentamente decomposto em um solo descompactado, que aumenta o conteúdo de nutrientes disponíveis para as plantas e para os organismos presentes no solo que são benéficos para as plantas, como a minhoca.
6. Ajuda a controlar a erosão do solo
A cobertura evita o contato direto do solo com a água da rega ou da chuva, fazendo com que esta água penetre mais lentamente no solo, o que previne a lixiviação e erosão do solo, aumenta a infiltração de água e a quantidade disponível desta para as plantas. A partir disso, a perda de nutrientes é evitada e a fertilidade do solo aumenta.
7. Controle de pragas
As coberturas têm a propriedade de repelir pragas sugadoras como moscas-brancas e, além disso, podem reduzir o efeito do patógeno nascido no solo.
Algumas Desvantagens
A troca do filme plástico a cada 2 anos;A plasticultura apresenta soluções limitadas e possui variedades que podem impactar negativamente o meio ambiente;O mulch orgânico tem uma variedade de opções, que requerem diferentes aplicações e cuidados;Apesar de sua liberação de nutrientes para o solo ser benéfica para as plantas, isso também pode atrair e oferecer abrigo a outros organismos indesejados, como insetos e suas larvas;Materiais orgânicos ainda verdes se decompõe mais rapidamente e liberam mais nitrogênio no solo do que se utilizados secos, o que pode gerar mau cheiro e ter um efeito tóxico sobre as plantas. Por isso, misture uma maior proporção de carbono para nitrogênio se for utilizar cobertura morta ainda verde;Custo de implantação elevado;Favorecimento da incidência de ácaros, devido à redução da umidade no interior do túnel;
Dicas:
Busque saber quais são as necessidades das plantas que possui antes de aplicar mulching nelas, pois nem toda planta responde bem a solos ricos em nutrientes e úmidos;Na utilização do filme plástico, é recomendável a colocação no momento em que as mudas iniciarem o crescimento vegetativo, aproximadamente 30 dias após o plantio;Caso o produtor opte pela utilização de resíduos vegetais, a camada formada sobre o solo deve apresentar espessura suficiente (cerca de 3,0 a 5,0 cm de altura) para evitar que os raios solares penetrem no solo e a água evapore;
De modo geral, a importância do mulching para os irrigantes está na economia de água e, consequentemente, no sucesso da colheita com o aumento da produção. A técnica de mulching é um recurso prático para fazendeiros modernos que desejam apostar em estratégias a fim de impulsionar suas lavouras e, de quebra, preservar o meio ambiente.
Referências:
https://techagrobrasil.com.br/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-mulching-o-que-e-como-usar-e-beneficios-na-agricultura/
https://www.stihl.pt/pt/projetos-de-bricolage/manutencao-de-jardins/manutencao-de-relvados/tecnica-mulching
https://www.ecycle.com.br/mulch/
https://meuverdejardim.com.br/o-que-e-mulching-e-como-faze-lo-no-seu-jardim/#O_que_e_mulching
https://blog.sansuy.com.br/tecnica-de-mulching/
https://www.jardineiro.net/a-importancia-do-mulching-para-uma-terra-sempre-fertil.html
https://conversadecomadre.com.br/mulching/
https://www.negreira.com.br/mulching-uso-de-agua-mais-eficiente-na-irrigacao/#:~:text=O%20Mulching%20impede%20a%20evapora%C3%A7%C3%A3o%20da%20%C3%A1gua%20do,de%20%C3%A1gua%20entre%20o%20solo%20e%20a%20atmosfera.
Veja Também:
O uso de drones em projetos de irrigação
Calor extremo em plantas dificulta o controle de danos pela irrigação
Sistema vertical para irrigação de hortaliças desenvolvido pela FAC da Unesp é patenteado
Anterior Próximo