HydroLANDSCAPE: Como fazer o Dimensionamento hidráulico
Autor: Isabela Silva - Data: 11/07/2023
Esta é a primeira de três dicas sobre a tela de dimensionamento hidráulico do HydroLANDSCAPE.
Os cálculos realizados na tela Dimensionar seguem o que é inserido nos campos Velocidade Máxima, Perda Máxima, Perda com conexões e Linha Lateral. No HydroLANDSCAPE, estes campos veem preenchidos com os valores abaixo. Para refazer os cálculos, insira os valores desejados, e recalcule a linha lateral e principal.
Opções de cálculos ao dimensionar o projeto com o HydroLANDSCAPE
A Perda Máxima está associada a homogeneidade de funcionamentos dos setores. Quando um setor ultrapassa a Perda Máxima estipulada, significa que há emissores dentro do setor com uma diferença maior de 20% de pressão. Logo, um estará emitindo mais água e outro menos, e não haverá homogeneidade.
Ao selecionar a válvula conseguimos visualizar sua perda máxima e se está dentro do que foi determinado. Abaixo foi inserido 20% de perda máxima. A válvula tem pressão de serviço no exemplo abaixo de 15 mca. Logo, 20 % da pressão de serviço dela (PS= 15 mca) é igual à Perda Máxima(HFT) de 3 mca. Sendo assim, a válvula tem a pressão máxima de 18 mca.
Cálculo de perda máxima no HydroLANDSCAPE
A Velocidade Máxima vai influenciar ao diâmetro da tubulação. Ao passar o mouse sobre o tubo ou selecionar ele, conseguimos ver informações a respeito dele. Como no exemplo a seguir, clicamos em um tubo e podemos visualizar a velocidade máxima dele é 1,22 m/s e está dentro da convencionada em opções de cálculo, de 1,5 m/s.
Cálculo de velocidade máxima no HydroLANDSCAPE
Vídeo tutorial:
Veja também:
HydroLANDSCAPE: Calculando a precipitação de cada setor
HydroLANDSCAPE: Dimensionamento hidráulico personalizado por setor
A influência da irrigação na Fruticultura
Anterior Próximo