Fertirrigação: Utilizando fertilizantes em conjunto com o sistema de irrigação
Autor: Jéssica de Souza - Data: 19/08/2021
O sistema de irrigação quando bem aplicado traz diversos benefícios às plantações e jardins. E através dele podemos também inserir fertilizantes, que serão transportados juntamente com a água até chegar às plantas. A essa técnica dá-se o nome de Fertirrigação e ela possui diversas vantagens se comparada à aplicação do fertilizante no solo.
Para que a Fertirrigação tenha sucesso é necessário que o sistema de irrigação esteja distribuindo a água uniformemente por todo o sistema, caso isso não ocorra algumas plantas acabam desenvolvendo mais do que outras.
Esse sistema é mais indicado para uma irrigação localizada, gotejamento, pois são posicionados exatamente na região das raízes das plantas tendo um melhor aproveitamento dos fertilizantes. Na microaspersão o coeficiente de uniformidade de distribuição precisa ser acima de 85% para conseguir distribuir melhor a solução e os aspersores precisam estar bem localizados.
Quais fertilizantes são indicados para a Fertirrigação?
Como são aplicados via água, eles vem ser líquidos; mas se forem sólidos precisam ser solúveis em água.
Os fertilizantes líquidos se apresentam em três formas: soluções claras (puras), coloidais (compostas que sofrem reação) e as misturas em suspensão (não sofrem reação química)
Ao fazer as misturas de fertilizantes é necessário possuir conhecimento se eles são compatíveis ou não para evitar a formação de partículas dentro dos tubos de irrigação ou uma corrosão.
Outro fator muito importante para o sucesso da fertirrigação é a qualidade da água usada no sistema de irrigação.
Equipamentos
Para inserir os fertilizantes no sistema de irrigação são necessários usos de alguns equipamentos extras como um reservatório para dissolver os produtos químicos, um sistema de agitação para a mistura e ter equipamentos que sejam resistentes à corrosão.
Um exemplo de equipamento utilizado em sistemas de fertirrigação é o tanque do fertilizante. Ele tem que ser capaz de suportar a pressão estática e dinâmica da rede, e colocado em paralelo em relação à tubulação da irrigação. Para a mistura com a água na hora de irrigar o local, o registro que está na linha principal tem que ser fechado para que a água passe pelo tanque.
Sistema de Fertirrigação
Manejo
A fertirrigação requer alguns cuidados para que seja corretamente executada.
Primeiro é necessário saber a quantidade de nutrientes que irá ser aplicado no local e o consumo destas pelas plantas. Com esses dados podemos definir a frequência da fertirrigação considerando o tipo de fertilizante escolhido, tipo do solo e do sistema de irrigação.
Outros pontos que implicam neste estudo estão relacionados na concentração da solução que será inserida no sistema de irrigação em conjunto com o volume de água, sendo que um volume excessivo de água pode causar um aumento na salinidade do solo e prejudicar o desenvolvimento das plantas.
Monitoramento
Podemos destacar também aqui a importância do monitoramento do sistema de fertirrigação para que sejam evitados problemas de ordem físico e química.
O acompanhamento é feito através da utilização de um extrator de solução, equipamento composto por uma cápsula porosa, tubo PVC rígido, borracha de vedação e uma tampa. Ele é inserido no solo e recolhe uma amostra da solução para ser avaliada
Veja Também:
Água de Reuso na Irrigação: Atitudes para preservar os recursos hídricos
A qualidade da água na irrigação
Irrigação residencial: poço, cisterna ou água da rua
Anterior Próximo