Rubens Bonato: Inovação e Dedicação no Mercado de Irrigação
Autor: Victor Campanate - Data: 11/06/2024
No mundo da irrigação, Rubens Maurício Tavares Bonato construiu sua carreira como representante comercial da LGSP Representações e uma dedicação que perdura por 14 anos. Mais de uma década de profissionalismo e esforço para entregar o melhor serviço possível.
Trajetória de Dedicação e Crescimento
Desde o início de sua carreira, ainda cursando o ensino superior no ramo de hidráulica, Rubens se viu imerso no universo da irrigação. Sua primeira oportunidade de trabalho veio nessa área, a qual ele recebeu de braços abertos. Ele conta:
“Eu caí de paraquedas nessa área, mas aprendi muito e hoje não me vejo fazendo outra coisa. (...) Tanto que a grande maioria dos meus amigos que se formaram comigo nessa área de hidráulica trabalham com infraestrutura e saneamento. Eu sou o único que tá dentro da irrigação e isso foi desde sempre.”
Rubens se especializou em irrigação de paisagismo e representação comercial, destacando-se por sua abordagem técnica e amplo conhecimento da área.
Expansão do Mercado
Rubens observou um crescimento expressivo na demanda por serviços de irrigação, particularmente no Nordeste brasileiro. Ele descreveu projetos marcantes como os prédios em João Pessoa, onde implementou sistemas de irrigação em áreas comuns e jardineiras em alturas elevadas.
“A empresa que eu trabalhei como projetista era uma empresa voltada só para projeto de paisagismo. Lá fazia desde um campo de golfe, que eu vou dizer assim, pensando na área de paisagismo é o que tem de mais tecnológico. Campos esportivos nós fazíamos, painel verde, residências, galpões comerciais, já tinha uma demanda muito grande. Eu acredito que, até hoje, essa empresa não tem foco na área agrícola, são 100% paisagismo. Com isso também aprendi a mexer só com paisagismo, entender esse mercado que eu acho que é um mercado muito bom no Brasil. Você não tem um número muito grande de profissionais e tem um mercado muito grande. Se você entrar, vamos pensar assim, num condomínio de residências, às vezes você tem 300, 400 residências que você pode instalar um sistema de irrigação. Quando você vai ver naquele universo, dois, três por cento das residências têm o sistema, então ele é muito vasto, ele é muito grande, dá para explorar. Você vai ter tudo na mão, vai ser tudo com você.”
Desafios e Estratégias
Um dos maiores desafios enfrentados por Rubens é a escassez de mão de obra qualificada para montagem. Ele enfatiza a importância do treinamento e da disposição para o trabalho árduo.
“Mão de obra para montagem ainda tá pegando. Você não consegue achar o montador. Por mais que você saiba que vai precisar treinar o cara, é difícil, o povo não vai trabalhar, começa e sai fora. Geralmente, o cara não quer abrir valeta, não quer colar tubo, tem que ter fé, é trabalhar, trabalhar não é para qualquer um, a pessoa tem que estar disposta e isso aí tá em falta."
Rubens e sua relação com a AuE e a importância dos nossos softwares em sua carreira.
Rubens destaca a importância de um bom software de projeto, como o HydroLANDSCAPE, que considera essencial para eficiência e produtividade. Além disso, a história do irrigante com a AuE é bem interessante.
“Tenho até que fazer uma confissão. Quando eu iniciei com irrigação, mexia com um programa norte-americano, o Irricad. E na época, eu só conhecia o Irricad e olhava os outros assim, meio que ‘ah, isso não presta, bom é o Irricad’, né? E quando eu saí da empresa, abri a minha própria. Comecei a fazer irrigação, senti a necessidade de ter um software, mas o software norte-americano é muito caro, né? Eu não tinha recursos. Não estou falando que ele só é caro, não, ele é bom também, mas ele é cotado em dólar, né? Para uma empresa que faz projeto vale muito a pena, mas eu, que estava fazendo como uma atividade paralela, precisava procurar um outro software. E aí foi onde apareceu o HydroLANDSCAPE. Um parceiro meu (...) tinha comprado, mas ele não sabia muito de AutoCAD. E aí ele falou: "Você não quer comprar? Eu te passo". Não, tudo bem, aí eu fiz os trâmites com vocês, né, de passar licença. Aí as coisas foram acontecendo e eu queimei a língua. Porque eu pensava assim: "Bom mesmo é o Irricad, esse HydroLANDSCAPE quebra o galho". E hoje eu posso te dizer que ele é um software maravilhoso, é ótimo. Fui fazendo treinamentos com vocês, fui tirando dúvidas... a última que eu aprendi foi fazer o download dos bancos de dados. Você ter uma ideia, no começo do ano eu precisei fazer um piquete de cavalo poeirento, onde eu ia encontrar um canhão para jogar 50 m de raio? Vocês não tinham no programa, mas existia opção de fazer o download da base de dados da Plona, tava lá o canhão que eu precisava, olha que maravilha. Aí depois eu fui no banco de dados lá da Tigre, fiz outros downloads, eu fiz o projeto do piquete como maravilhoso, tracei a tubulação, fez para mim, escolheu tubo PN 125, 150 mm, não, escolheu tudo, me deu curva de bomba, conexão. Então hoje, claro, vocês também evoluíram bastante, né? Evoluiu muito. Hoje o software é perfeito. E se você quiser, claro que não é minha área, mas até para quem quiser mexer na área agrícola, fazer uma irrigação tradicional, querer colocar um aspersor da Plona, da Nandan, os aspersores da Tigre tem também, dá para fazer espaçamento 12 por 12, 18 por 18 no agrícola. Então assim, tá de parabéns, tá ficou muito bom. A gente ganha muito tempo para fazer orçamento e projeto."
Dicas para iniciantes.
“Acreditar que vai dar certo é essencial. Vai errar, vai acertar, mas insiste. É um mercado muito bom, seja na área de paisagismo ou na agrícola”. Ele também aconselha humildade para aprender e ouvir os mais experientes, além de buscar atualizações constantes e ferramentas que otimizem o trabalho.
Para finalizar, Rubens deixa uma dica de ouro para os iniciantes:
“Faça bem feito, faz bem feitinho que as pessoas sempre vão tá te indicando, você sempre vai ter trabalho. É gratificante, eu gosto, eu sou suspeito para falar, eu gosto muito”.
Como já falado muito por aqui, um bom networking é imprescindível para um bom desenvolvimento no mercado. E isso, segundo Bonato, só é alcançado se o seu serviço falar por ele próprio.
Rubens Maurício Tavares Bonato é um exemplo de que dedicação, conhecimento e a escolha das ferramentas certas são a chave para o sucesso no setor de irrigação.
Confira a entrevista completa:
.
Veja também:
Alexandre Gandini: De Paisagista Renomado à Especialista em Irrigação.
Rumo à Eficiência Hídrica: Execução em Projetos de Irrigação com Everson Pinto de Abreu
Projetos de irrigação em grande escala e os desafios para seu gerenciamento, com Bruno Guidi
Anterior Próximo