Os porquês de adotar uma irrigação automatizada
Autor: Giulia Wogel - Data: 20/12/2023
O avanço tecnológico está cada vez mais rápido na nossa sociedade, e por isso, as mudanças podem ser difíceis de acompanhar. Porém, a automatização dos recursos hidráulicos é um grande facilitador. Confira algumas vantagens da irrigação automatizada:
1. Economia de água
Uma irrigação automática permite o controle de água que cada planta recebe, utilizando a quantidade exata de água para um desenvolvimento saudável, e evitando o gasto excessivo.
2. Economia de mão de obra
Não é necessária uma irrigação manual, que exigiria mais tempo e mão de obra. Pessoas designadas a irrigar manualmente podem ser alocadas para desenvolver outras atividades.
3. Cobertura uniforme
A área é regada de acordo com a necessidade hídrica de cada planta. Isso significa que a frequência e a duração de rega podem variar de planta para planta. Um sistema automático supre essas necessidades, efetuando uma irrigação eficiente e padronizando a quantidade de água, assim como sua cobertura.
4. Valorização da propriedade
Um jardim ou gramado esportivo bonito e bem cuidado agrega valor à propriedade.
5. Economia na implantação
Muitas plantas morrem durante o plantio por falta ou excesso de água, necessitando assim serem substituídas. Com a irrigação automática e quantificada, esse problema deixa de existir.
6. Estética
Jardins e campos esportivos irrigados automaticamente são mais verdes, bonitos e saudáveis, já que a uniformidade de rega é incomparavelmente superior à rega manual.
7. Aspecto criativo
O paisagista poderá ter maior liberdade na utilização de plantas mais sensíveis, já que um sistema de irrigação automático garante o suprimento devido de água.
8. Sistemas inteligentes
Um sistema de irrigação automático pode utilizar sensores para auxiliar a irrigação, como os sensores de chuva, sensores climáticos e até sensores de vazão e umidade do solo, que permite um entendimento maior da área irrigada, fazendo com que o projeto da sua casa, empreendimento comercial, complexos hoteleiros e instalações esportivas seja ainda mais bonito, além de mais eficiente no tocante ao consumo de água e energia elétrica.
9. Consciência ecológica
A irrigação automática evita o desperdício de água, já que fornece somente a quantidade necessária para a saúde de vegetação.
10. Captação de água da chuva e utilização de águas residuais
A água da chuva bem como as águas residuais podem ser utilizadas para a irrigação, evitando o uso de água potável e economizando também na conta de água.
Veja também:
O uso de drones em projetos de irrigação
Telemetria com hidrômetros traz benefícios para irrigação
Soluções em Irrigação Acessíveis para Pequenas Propriedades
Anterior Próximo