Nanobolhas: A tecnologia Invisível que está revolucionando a Irrigação
Autor: Giulia Wogel - Data: 15/03/2024
Com o aumento populacional e a maior preocupação com o meio ambiente, a sustentabilidade na utilização dos recursos hídricos do planeta é cada vez mais relevante. Dessa forma, a busca por novas tecnologias verdes é constante, e o surgimento das nanobolhas como alternativa para o tratamento de água marca mais um avanço do setor.
Nanobolhas são bolhas de gás - nesse caso, gás oxigênio - que medem menos de um micrômetro. Elas foram estudadas pela primeira vez no início dos anos 2000, quando se verificou que as plantas cresceram mais rápido com sua aplicação, o que motivou novas pesquisas e, por fim, foi criada a Fine Bubble Industries Association (FBIA), que reúne universidades e empresas internacionais para continuar aplicando e desenvolvendo a ciência. Por serem invisíveis a olho nu, a única maneira de entender sua eficácia é por meio de sua aplicação e da observação dos resultados.
Suas propriedades são diferentes das bolhas comuns, podendo exercer diversas finalidades ambientais e tendo como objetivo principal restaurar as condições normais dos ecossistemas pertencentes a três indústrias principais: aquicultura, agricultura e o tratamento de água. Algumas de suas funções são:
Desinfecção: matam bactérias e vírusTratamento de água: reduz metais pesados e produtos químicosBaixo custo de investimento em relação ao resultadoBaixo custo de manutençãoNão necessita de produtos químicosNão precisa trocar a água do tanque, reutilizando água e diminuindo o consumoSistema compactoUtiliza somente água e oxigênio da atmosfera ou oxigênio puroMaximiza a germinação e crescimento de plantas, sementes e animais aquáticos
Portanto, o uso das nanobolhas deve aperfeiçoar as unidades de tratamento de água por flotação por ar dissolvido, promovendo diminuição do impacto ambiental. Ainda, na agricultura essa tecnologia ecológica garante o aumento da produção pela maior absorção de nutrientes e esterilização do solo, especialmente na cultura do arroz. Além disso, permite uma redução nos custos do sistema de lavagem de lavouras por eliminar e prevenir o crescimento de algas, estabilizar o pH e economizar energia, produtos químicos e água.
Todas essas vantagens são apenas do setor agrícola, de forma que essa tecnologia pode também contribuir com o tratamento de água para: a população, o esgoto municipal, lavanderias industriais e hospitalares, água de chuva, águas de cisternas e poços, piscinas domiciliares, água de condomínios e shoppings centers, higienização de instalações comerciais.
Fonte: Hidronano
As nanobolhas produzidas possibilitam a oxigenação e a esterilização da água e seus efeitos apresentaram remoções superiores a 90% da turbidez, durando de 15 a 30 dias e possibilitando o reuso da água tratada. Tal processo não impede a fertirrigação, ou seja, o enriquecimento da água com nutrientes para a agricultura. O equipamento gerador de nanobolhas é compacto, de fácil operação, requer pouca manutenção e possui elevada capacidade e eficiência. Essa tecnologia pode ser importada da Coreia do Sul e do Japão. De baixo investimento, os custos operacionais da produção de nanobolhas estão concentrados apenas no consumo elétrico das bombas.
Referências
Nanobolhas: geração e aplicações. Disponível em: https://pt.slideshare.net/ThiagoRibeiro33/nanobolhas-gerao-e-aplicaes
Tecnologia de Nanobolhas. Disponível em: https://hidronano.com.br/wp-content/uploads/2018/11/TecnNanoBolhas.pdf
Sistema e método de geração de nanobolhas. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/170213
Nanobolhas: o uso da tecnologia na indústria de cultivo. Disponível em: https://kran-nanobubble.com/pt-br/nanobolhas-o-uso-da-tecnologia-na-industria-de-cultivo/
Nanobolhas: Propriedades, Geração e Aplicações Ambientais. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/355684284_NANOBOLHAS_PROPRIEDADES_GERACAO_E_APLICACOES_AMBIENTAIS
Veja Também:
Investindo em Mulching: O Retorno Financeiro na Agricultura Irrigada
Os porquês de adotar uma irrigação automatizada
O uso de drones em projetos de irrigação
Anterior Próximo