HydroLANDSCAPE 2022: Aprenda a definir as conexões para a origem do seu projeto
Autor: Heitor Guimarães - Data: 05/08/2022
A escolha por um hidrômetro ou bomba, requer interpretações diferentes quanto as soluções de conexões no seu projeto de irrigação. A seguir, faremos considerações a respeito das conexões nos pontos de origem, e ensinaremos como cadastrar soluções para os dois casos, com o HydroLANDSCAPE.
Quando vamos trabalhar com as origens no HydroLANDSCAPE costumamos nos deparar alguns cenários, vou exemplificar aqui nessa matéria dois deles. No primeiro a origem como um Hidrometro existente, e no segundo, a origem como uma bomba.
No vídeo a seguir, seja para hidrômetro ou bomba, você poderá ver o passo a passo explicativo das conexões do seu sistema de irrigação com suas origens, e iremos utilizá-lo para demonstrar o caso para vocês;
- Hidrômetro:
Na tela Dimensionar, ao clicar sobre nossa origem A, temos acesso às informações da conexão, nesse caso temos nossa origem (ORI) ligada diretamente a um tubo de 25, pertencendo ao caso 44.
Se for analisar conexões poderei ver melhor os detalhes do caso na tela casos do projeto, contudo ainda na tela do dimensionar e explorando mais as informações do projeto conseguimos descobrir qual é a tubulação de serviço do Hidrômetro, nesse caso um tubo de 32mm.
Contudo, precisamos ter cuidado ao interpretar essa informação, pois esse é o tubo de serviço destinado à irrigação, possivelmente, se for uma residência, por exemplo, terá uma conexão T dividindo a distribuição de água. Veja abaixo.
Nesse caso precisaríamos apenas considerar a partir do tubo de serviço, logo teríamos uma conexão luva de redução de 32 para 25 mm.
- Bomba:
Na tela Dimensionar, ao clicar sobre nossa origem B, temos acesso às informações da conexão, nesse caso temos nossa origem (ORI) ligada à um tubo de 32mm, ligado À outro tubo de 32mm e pertencendo ao caso 17.
Repare que a medida do diâmetro de recalque, onde devemos ter nossa conexão com o tubo de 32mm possui uma medida fracionada, isso porque foi convertida de uma medida em polegadas para milímetros, quando lidamos com conexões, se utilizarmos medidas em polegada provavelmente significa que estamos lidando com uma conexão roscável. Para esse caso precisaremos criar uma luva adaptadora de 1 1/2 para 40mm, ,
No caso desse exercício teremos a ligação com a bomba por luva adaptadora, uma luva de redução de 40mm para 32mm, e T de 32mm.
Para mais dúvidas acesse nosso canal no YouTube e veja mais vídeos técnicos, acompanhe nossas revistas e nossa matérias técnicas para aperfeiçoar o seu uso.
Veja também:
HydroLANDSCAPE - Como cadastrar Tubos PVC no banco de dados
HydroLANDSCAPE: Dica 5 de 5: Como é feito calculo de vazão em tubos gotejadores.
HydroLANDSCAPE - Selecionando aspersores sem setor

Anterior Próximo