Mauro Ádrian Cali: do campus para o campo - uma conversa desde a faculdade
Autor: Marcos Faustino - Data: 22/05/2023
Saúde, família e ar puro
Nascido em La Plata, província de Buenos Aires, Mauro Ádrian Cali tem 34 anos e é engenheiro agrônomo. Desde criança sempre teve o esporte como hobby, onde destaca o futebol e natação. Apaixonado por animais e plantas desde essa época, o agrônomo sempre teve contato com o campo, principalmente por conta dos avós, destaca ele:
“Trago dos meus avós que sempre estiveram na zona rural. Bem, minha avó quando era menina estava no campo, então sempre trouxemos essa paixão por plantas e animais.”
Isso foi o que motivou Mauro a decidir que quando terminasse o ensino médio, estudasse algo voltado para a área rural.
Acervo pessoal de Mauro Cali
Nada foi por acaso
A sólida carreira começou em 2007, quando o engenheiro ainda cursava o ensino superior na Faculdade de La Plata.
Enquanto se preparava, também conheceu pessoas e obteve experiências e diálogos que o inspiraram ao longo da trajetória, e foi em 2013 que acompanhado de um colega de faculdade, Mauro fundou um viveiro florestal, um projeto que começaram desenvolver na reta final da faculdade. Ele admite ainda, que foi nessa época que reconheceu a importância da água:
“(...) e foi lá que eu entendi a importância da água dentro de todas as atividades agronômicas que embora tenha visto na faculdade, é diferente quando você tem irrigação e drenagem (...)”
Acervo pessoal de Mauro Cali
A paixão e necessidade moveram o engenheiro a se dedicar mais aos sistemas de irrigação e ao viveiro, depois a agricultura e a parte esportiva e residencial também. Inicialmente se apoiando nos aprendizados da faculdade, logo depois de forma empírica, ele relata que buscou por conta própria aprendizados que lhe possibilitasse desenvolver seu trabalho de forma responsável de uma perspectiva ambiental:
“Foi aí que comecei a conhecer a gama de produtos e a gama de serviços especializados em cada parte da irrigação.
(...) foi assim que comecei em todo esse mundo de irrigação e uso da água.”
Acervo pessoal de Mauro Cali
Ao infinito e além
Obtendo um viveiro residencial como primeiro projeto, o engenheiro agrônomo hoje tem uma empresa voltada para irrigação, uma sociedade com o irmão, que também é um futuro engenheiro agrônomo. Apesar de ter sido iniciada este ano, ele afirma estar em constante expansão:
“Somos sócios ativos e depois ela tem duas pessoas administrativas e tem duas pessoas que se dedicam exclusivamente ao campo e aí obviamente tudo que são diaristas ou outros, nós terceirizamos empregos. (...) Felizmente, está em plena expansão.”
A empresa presta serviços e boas soluções para atividades que sejam relacionadas à agricultura, principalmente. Questionado sobre as diferenças e desafios entre o campo agrícola e o residencial, Mauro acredita que os desafios entre os projetos são os mesmos, e pontua a economia de água, assertividade e claro, a satisfação dos clientes. Ele revela preocupação em utilizar uma menor quantidade de água e obter maiores resultados, e que desta perspectiva, são os mesmos desafios, conclui ele.
Acervo pessoal de Mauro Cali
Tecnologia, economia e o HydroLANDSCAPE
Com uma longa e admirável trajetória até aqui, Mauro diz ter encontrado o HydroLANDSCAPE após pesquisas movidas por uma rotina corrida de trabalho e necessidade de otimizar seu tempo e facilitar o dia a dia profissional. Sempre dedicado, ele diz que foi preciso treinar o software, com o próprio curso oferecido pela AuE Software e elogia o programa e a praticidade que ele trouxe a sua rotina. Além de sugerir o uso, ele também fala sobre a importância de se dedicar para entender e aprender como usá-lo para obter uma boa experiência:
“No início, tinha dúvidas e fazia os cálculos analiticamente e depois lançava-os no programa. Hoje em dia, lanço tudo diretamente no programa. Trabalham com os mesmos cálculos que eu e tudo sai automaticamente (...) Depois de tentar e errar, de experimentar e de fazer simulações, peguei o jeito. O que é importante em qualquer sistema de irrigação é conhecer todos os fornecedores de produtos e estar constantemente atualizado com os produtos e as plataformas.”
Sobre como os projetos são desenvolvidos, o engenheiro agrônomo diz trabalhar com grupos interdisciplinares para cada área específica para melhor organização, para que tudo seja feito de forma prática, bem feita e pontual:
“Por exemplo, em um sistema de irrigação residencial, é fundamental trabalhar com o paisagista e pedir que ele nos forneça o projeto paisagístico e as espécies a serem utilizadas (...) Tendo também em conta que não vai ter problemas de fungos ou insetos, devido a um excesso de água ou a pulverizar uma planta na parte aérea que não a tolera e dá problemas de fungos (...)”
Projeto de Mauro Cali / Acervo pessoal
As altas taxas e o mercado irrigante
Falamos também sobre como o campo econômico na Argentina atualmente afetava o setor. O fato é que em alguma escala, para qualquer país é prejudicial um momento econômico desfavorável, mas, sempre há formas de sair, ou de ser otimista com as situações que se apresentam. Cali revela pontos que por algum motivo prejudicam um melhor andamento da área em que atua:
“(...) infelizmente estamos tendo um problema. Bem, com as importações, como você sabe, são todos produtos importados, não fabricados aqui. Portanto, hoje há uma carência significativa em tudo o que são produtos e às vezes tende a ser um sistema de irrigação, um projeto, agora você tem que levar em conta se você pega o produto no mercado e às vezes obtém, além do custo, ele também carrega uma sobretaxa. Então às vezes é muito difícil explicar isso tanto para o dono de uma casa, quanto para o dono de um campo que ele tem que fazer um sistema de irrigação que hoje sai 30% a mais e que ele tem que fazer isso com esses materiais, que foi o que foi conseguido.”
Acervo pessoal de Mauro Cali
Mudanças climáticas, perspectiva e constância
Saindo do campo econômico, falamos sobre a influência das mudanças climáticas na América Latina e as condições secas causadas pela pouca chuva no serviço de irrigação. O empresário relatou que isso tem sido um fator complicado na província de Buenos Aires, já que na maioria das vezes o serviço tem que ser feito com águas de perfurações, e por conta de fatores, como a salinização, por exemplo, muitas vezes prejudica a qualidade da água.
Mauro termina deixando um conselho para quem quer começar na área, orienta sobre o que é preciso e como o mercado é amplo:
(...) As atualizações são importantes em um sistema de irrigação.
(...) A oferta nesta atividade, nesta área é muita e variada, mas também a procura é forte e ainda mais neste processo de alterações climáticas que está cada vez mais acentuado. As chuvas em períodos curtos e aí você tem um período em que há estiagem constante. Com isso aí a demanda é forte.”
Projeto de Mauro Cali
Mauro Cali cedeu um projeto completo para nossa revista, confira o Projeto de irrigação de um espaço inteiro
Confira o vídeo da entrevista:
Veja também:
Reaproveitamento da Água de Chuva Para Irrigação
A Irrigação e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Águas subterrâneas para a irrigação
Anterior Próximo