Água Garantida: Como Açudes Combatem a Escassez de Água na Irrigação
Autor: Giulia Wogel - Data: 11/04/2024
A construção de açudes para combater quadros de seca é uma prática que surgiu nos primórdios da civilização humana. Também conhecidos como “barragem”, são qualquer estrutura artificial utilizada para reter água da chuva ou de rios a fim de abastecer a população em períodos de escassez. Assim, a água armazenada pode ter diferentes destinos, como: abastecimento humano e animal, piscicultura, produção de energia elétrica, defesa contra cheia de rios e a irrigação.
Fonte: Deivyson Teixeira / Cagece
Com as mudanças climáticas intensas, períodos de estiagem podem ser prolongados, prejudicando principalmente pequenos produtores e a agricultura familiar. Dessa forma, a implementação de pequenos e médios açudes garante uma maior segurança hídrica para a fonte de renda de muitos.
No Rio Grande do Sul, até 12 barragens artificiais por município foram escavadas em 451 deles, resultando hoje em mais de 4 mil açudes por todo Estado. Ainda, o Nordeste brasileiro concentra cerca de 70 mil reservatórios, sendo a segunda maior região do mundo em quantidade de barragens. Entre os destaques dessa região estão: Castanhão no Ceará, com capacidade de 6,7 bilhões de m³ de água e Armando Ribeiro Gonçalves no Rio Grande do Norte, com capacidade de 2,4 bilhões de m³ de água.
Fonte: Ana Cadengue
Mesmo que sejam uma opção viável para abastecer e suprir as necessidades dos campos agrícolas, garantindo as culturas e plantios, a construção de um açude deve ser estudada minuciosamente, a fim de evitar futuros desastres. Nesse sentido, o rompimento da barragem é o risco mais devastador para a área, além dos impactos ambientais que essa intervenção pode causar.
Por isso, é importante passar com cuidado por cada etapa, começando com um estudo hidrológico, que definirá o local da barragem, seu volume de armazenamento, a altura do barramento, o regime de chuvas, o material utilizado, entre outros. Em seguida, serão feitos os projetos básico e executivo, o cronograma executivo e os recursos financeiros garantidos, passos necessários antes de começar a construção de fato, priorizando assim a eficiência do projeto e a segurança de quem vive ao redor.
Referências
Municípios gaúchos recorrem à construção de açudes para prevenir falta de água em futuras secas. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/passo-fundo/geral/noticia/2024/01/municipios-gauchos-recorrem-a-construcao-de-acudes-para-prevenir-falta-de-agua-em-futuras-secas-clrure0e50016013keo2vp3du.html
Açude: você sabe o que é e como ele é construído?. Disponível em: https://www.gov.br/dnocs/pt-br/assuntos/vem-conhecer/acude-voce-sabe-o-que-e-e-como-ele-e-construido
Açude, o que é ?. Disponível em: https://greenviewgv.com.br/acude-o-que-e/
Veja Também:
Gotejo na Cafeicultura: Menos Água e Mais Qualidade
Investindo em Mulching: O Retorno Financeiro na Agricultura Irrigada
Soluções em Irrigação Acessíveis para Pequenas Propriedades
Anterior Próximo