A irrigação como solução aos desafios climáticos
Autor: Stéphanie Magalhães - Data: 06/04/2023
Pesquisam mostram que as mudanças climáticas já afetam o ciclo híbrido brasileiro, no sul e sudeste por exemplo, a tendência é de períodos com secas mais extremas e duradouros, além de períodos com chuvas excessivas. Regiões como Rio Grande do Sul e Santa Catarina já apresentam uma estiagem prolongada que causa preocupações e prejuízos financeiros aos agricultores. Dessa forma, já somos capazes de perceber hoje os efeitos dessas transformações climáticas que infelizmente tende a agravar com o passar do tempo.
O impacto dessas mudanças será sentido em diferentes áreas, contudo, a agricultura deve estar entre as atividades que mais sofrera este impacto. Isso se dá ao fato de que para produzir alimentos, dependemos justamente das condições naturais, que em alguns momentos, encontram auxílios no uso de maquinários, ferramentas e práticas.
Com este cenário, o uso da agricultura irrigada nos é apresentado como solução para a produção de alimentos para uma população que cresce cada vez mais. É através do uso da tecnologia e equipamentos de irrigação, que conseguimos um fornecimento de água ideal para desenvolvimento das lavouras sem que ocorra desperdício desse recurso tão importante para nossa sobrevivência e também para assegurar o produtor que enfrenta períodos de incertezas hídrica, cada vez mais comum.
Na questão das mudanças climáticas, a irrigação funciona como uma tecnologia de adaptação fundamental que contribui para estabilizar a produção e amenizar as incertezas do clima. Não somente isso, a irrigação contribui para o acúmulo de carbono no solo por meio da possibilidade de exploração de mais de um cultivo por ano, adicionando dessa forma resíduos de matéria orgânica ao solo, capaz de contribuir para o alívio destas mudanças climáticas.
Perante os desafios de um futuro próximo, é essencial que incentivemos a agricultura irrigada para que tenhamos uma agricultura forte capaz de produzir alimentos com qualidade o ano todo e reduzir os efeitos drásticos das alterações climáticas.
A seleção correta de um sistema de irrigação depende de diversos fatores, como questão financeira, clima e dos fatores de produção, mas quando escolhida de maneira correta, se torna um grande aliado para reduzir danos e melhorar a produtividade e utilização consciente de água.
É por isso que a AuE Software conta com diversos sistemas inteligentes que permitem um controle maior do sistema de irrigação, auxiliando assim, o produtor e amenizando os impactos climáticos.
Veja também:
Desafios do Agronegócio de 2023
Retrospectiva AuE Software 2022 - Um importante ano para o setor de Irrigação
Investimento em sistema de irrigação resulta no aumento da produção de leite, afirma produtor
Anterior Próximo